sábado, 24 de novembro de 2012

A nova biblioteca

Inaugurou-se hoje a Biblioteca Escolar da EB Maria Lucília Moita, finalmente! A manhã estava cinzenta e fria, mas não choveu, assim todos se puderam juntar no pátio em frente à BE.
Os representantes de cada uma das onze turmas da EB "fechavam" a porta da biblioteca com uma fita.
 
 A cerimónia de inauguração teve início com o poema "Levou-me um livro em viagem", de João Pedro Mésseder que foi lido, com o coração, pelos professores.

A Professora Bibliotecária, Alda Serras, saudou todos os presentes, agradecendo a sua presença neste evento e a sua colaboração na organização e instalação da BE. E foram muitos os amigos que nos honraram com a sua presença: a Dr.ª Fátima Dias, Coordenadora Interconcelhia da RBE, o Dr. Luís Santos, Diretor da Biblioteca Municipal António Botto, o Dr. Jorge Beirão, Diretor do Agrupamento, o professor Alberto Salgueiro, vice-diretor do Agrupamento, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, o Sr. Fernando Simão (marido de Mª Lucília Moita), o Sr. Luís Pombo da Biblioteca Municipal. Agradecemos igualmente a presença dos docentes do Agrupamento que nos saudaram neste dia.

A Dr.ª Fátima Dias dirigiu-se aos presentes salientando, no seu discurso, a importância da Biblioteca Escolar na escola e nas aprendizagens dos alunos e realçando a colaboração entre a RBE, a escola e a Biblioteca Municipal.

O Dr. Jorge Beirão proferiu um discurso muito emocionado, salientando as mais valias da Biblioteca e da Escola na formação dos alunos.


Pedro Seromenho recebeu das mãos de uma aluna a tesoura com que cortou a fita que selava  a porta da Biblioteca conferindo a este momento o suspense e o simbolismo de que se reveste.


Outra aluna entregou a chave da Biblioteca à Coordenadora de Estabelecimento, a Educadora Rosário Moedas, que pode assim abrir, finalmente, a porta da Biblioteca.



A Professora Bibliotecária, Alda Serras, convidou todos os presentes a visitar a Biblioteca.  Os alunos representantes de cada uma das turmas da EB apresentaram os diferentes espaços da Biblioteca.

 
 As Turmas C e E tivera o privelégio de serem as primeiras a estrear a Biblioteca, contactando mais de perto com Pedro Seromenho que lhes contou muitas histórias e apresentou o livro "A grande fábrica de palavras".

A equipa da Biblioteca surpreendou o Pedro com uma oferta muito original: o livro "A grande fábrica das palavras" em 3 dimensões, um trabalho magnífico de Anabela Dagge.

O encontro com Pedro Seromenho terminou com a tradicional sessão de autógrafos.

Durante a tarde, todas as turmas da EB visitaram a Biblioteca, ficando a conhecer a sua organização, modo de utilização e horário de funcionamento. Os alunos ficaram encantados com os livros, os jogos, os filmes, os fantoches, os computadores... e muito ansiosos por explorar o que a Biblioteca tem para lhes oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário