sábado, 19 de novembro de 2011

"O amor de Pedro e Inês"


No âmbito do Estudo do Meio, os alunos da Turma C ouviram a história "O amor de Pedro e Inês", escrita por Vanda Furtado Marques e publicada pela editora Quetzal.

Este livro conta a história de D. Pedro I, 8.º Rei de Portugal, o seu casamento com D. Constança, o seu amor por Inês de Castro, o triste fim desta e a promessa de D. Pedro de a coroar rainha mesmo depois de morta.

Entusiasmados por saber que a História de Portugal tinha histórias tão interessantes, apreciaram  imagens das personagens (D. Pedro, D. Constança, Inês de Castro, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I) e também dos lugares ligados a este amor trágico: a Quinta das Lágrimas, a Fonte dos Amores, a Fonte das Lágrimas - em Coimbra; o Mosteiro de Alcobaça e os túmulos de D. Pedro e Inês de Castro. Poucos alunos tinham visitado estes lugares e muitos nunca tinham ouvido falar deles, mas dois alunos conheciam a lenda da Fonte das Lágrimas devido ao livro "Uma aventura na Quinta das Lágrimas", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e à serie televisiva "Inspetor Max".





Depois iniciaram a decoração das figuras de Pedro e Inês usando lã, papel crepe, lápis de cor e muita criatividade. Depois de concluídas mostraremos aqui os resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário