quarta-feira, 30 de março de 2011

"Para onde foram os ovos da Paulina?"

A Páscoa aproxima-se e esta semana, na biblioteca, fala-se de ovos de chocolate, amêndoas, coelhos, galos e galinhas.

Para celebrar esta época festiva escolhemos a história "Para onde foram os ovos da Paulina?", de Alessia Garelli.

A galinha Paulina anda muito intrigada: para onde vão os ovos que põe todos os dias? Para desvendar este mistério decide apanhar boleia na carroça que leva os produtos para o mercado. Na cidade, Paulina encontra outras galinhas, ovos estranhos e um galo que mora no alto de uma torre, mas será que consegue descobrir o que acontece aos ovos do galinheiro?

Antes da história, os alunos descobriram a solução de sete adivinhas relacionadas com a Páscoa. Só assim desvendaram o segredo dos ovos.


Depois, uma surpresa: uma caça ao ovo! Conseguem encontrar todos os ovos escondidos na biblioteca?



"Para onde foram os ovos da Paulina?"

As férias da Páscoa aproximam-se e na biblioteca já se pensa em ovos coloridos, amêndoas açucaradas e outras guloseimas próprias da quadra.

A história escolhida para assinalar a época foi "Para onde foram os ovos da Paulina?", de Alessia Garilli.


A galinha Paulina anda muito intrigada com o desaparecimento dos ovos do galinheiro e decide investigar. Um dia, apanha boleia na carroça que transporta os produtos da quinta para o mercado. Quando chega à cidade descobre algo inesperado...

Mas antes de ouvir a história foi preciso descobrir a solução de sete adivinhas para conhecer o nome da galinha detective.



E ainda havia outra surpresa: a marota da Paulina passou uma noite na nossa biblioteca e pôs ovos onde calhou. Será que os meninos e as meninas os conseguem encontrar?

sábado, 26 de março de 2011

Semana da Leitura: 6.ª feira - Feira do Livro Usado

A Semana da Leitura encerrou-se com a realização da Feira do Livro Usado. Devido às condições atmosféricas, a Feira foi montada no alpendre à porta da BE.





A Semana da Leitura 2011 é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros.
Este ano, decorreu entre 21 e 25 de Março, conjugando a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a promoção da leitura e dos livros, contribuindo para estimular o prazer de ler, abordando-se questões tão relevantes e actuais como o ambiente e a sustentabilidade.

Semana da Leitura: 5.ª feira - "Varino Encantado"

As turmas A e B do Jardim de Infância e as turmas A e B do 1.º Ciclo apresentaram as dramatizações que prepararam nas respectivas salas. Estes trabalhos fazem parte do projecto "Varino Encantado".

Os primeiros a apresentar foram os meninos do Jardim de Infância, turma A, que dramatizaram a história "As flores e as meninas", uma adaptação de um conto de Lurdes Custódio.




De seguida, a turma B do Jardim de Infância apresentou "O segredo do Sol e da Lua", de Manuela Micaelo e Graça Breia.




Depois foi a vez da turma A (1.º, 2.º e 4.º anos) apresentar uma peça intitulada "Dá-me um abraço!".




A turma B (2.º ano) encerrou esta tarde de histórias com o conto tradicional "Corre, corre cabacinha", de Alice Vieira.



Parabéns a todos pelos magníficos trabalhos apresentados!

quinta-feira, 24 de março de 2011

S. L. : 4.ª feira - Semi-final do Concurso Concelhio de Leitura

Realizou-se, pelas 9.30 horas, na Biblioteca Escolar do Centro Escolar do Rossio, a semi-final do Concurso Concelhio de Leitura "Abrantes a Ler". Nela participaram os alunos:

Escalão A - 1.º e 2.º anos

Beatriz Gomes Rodrigues, EB1 de Alferrarede
Jennifer Rosado Lopes Navalho Segessenm, EB1 n.º 5 de Abrantes
Lara Sofia Alves Rodrigues, EB1 de Vale das Mós
Rita Maria Serrano Horta, EB1 n.º 2 de Pego

Escalão B - 2.º e 3.º anos

Alexandre Miguel Calado Bento, EB1 n.º 2 de Pego
Carolina Isabel Santos Correia, EB1 n.º 5 de Abrantes
Carolina Rodrigues Polidoro, EB1 Raúl Figueiredo
Farley Greiko Sousa Pereira, EB1 de Vale das Mós
Francisca Bexiga Pires da Rosa, EB1 de Alvega

Os alunos responderam oralmente a perguntas de escolha múltipla, completamento ou resposta curta sobre as seguintes obras:



Foram apurados os alunos:
Escalão A - 1.º e 2.º anos
Beatriz Gomes Rodrigues, EB1 de Alferrarede
Lara Sofia Alves Rodrigues, EB1 de Vale das Mós

Escalão B - 2.º e 3.º anos

Carolina Isabel Santos Correia, EB1 n.º 5 de Abrantes
Farley Greiko Sousa Pereira, EB1 de Vale das Mós

Estes alunos irão representar o Agrupamento na final concelhia, nos dias 28 e 29 de Abril, na Biblioteca Municipal António Botto. As obras seleccionadas para a final são:
 Escalão A

 Escalão B

Termnadas as provas, os alunos da EB1 de Alferrarede presentearam-nos com uma surpresa:  a dramatização do conto "Eu quero um amigo"de Tony Ross! Gostámos muito! Obrigada!



Os nossos agradecimentos aos envolvidos nesta iniciativa: alunos, professores e encarregados de educação. Parabéns a todos por acarinharem desta forma a leitura e incentivarem outros a gostar de ler e a fazê-lo cada vez mais.

Boa sorte para a próxima etapa aos alunos apurados!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Semana da Leitura: 3.ª feira - Hora do conto e sementeira de flores

No segundo dia da Semana da Leitura, as árvores do pátio amanheceram enfeitadas a anunciar uma actividade especial.
Ao longo do dia, debaixo delas ouviu-se o conto de José Saramago "A maior flor do mundo". De seguida, os alunos semearam flores em vasos construídos a partir de embalagens usadas (garrafas de água ou de sumo, copinhos de iogurte, pacotes e leite...)


 Turma E

 Turma D

 Turma A


 Turma B

 Turma C

 Turma B - J.I.

Turma A J.I.

O nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Abrantes por nos ter oferecido terra e sementes.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Semana da Leitura: 2.ª feira - "A árvore generosa"

A Semana da Leitura iniciou-se no Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Poesia da melhor maneira: com a representação do bonito conto "A árvore generosa", de Shel Silverstein.

Leva as minha maçãs, menino.
Leva os meus ramos e constrói a tua casa.
E o menino assim fez, cortou o tronco da árvore e fez um barco.
Já nada me resta, desculpa.
Casa cheia!
Que surpresa vem a seguir?
A terminar, o professor Américo cantou com todos "A árvore da montanha".

sexta-feira, 18 de março de 2011

Semana da Leitura 2011 - "Conta-nos uma história!"

Na quinta-feira, a biblioteca foi pequena para acolher tantos alunos. Vieram ouvir os trabalhos que as turmas A, B e D do 1.º Ciclo tinham preparado para o concurso "Conta-nos uma história!".

A turma A escolheu a história "Os três porquinhos", a turma B preferiu ler "Dorme bem, cavaleiro"e a turma D gravou a história "Pimpona, a galinha tonta".




Os resultados serão conhecidos após o dia 15 de Maio. Boa sorte a todos!