segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura 2011


A Semana da Leitura irá decorrer de 21 a 25 de Março. Para essa semana estão agendadas as seguintes actividades:

2.ª feira - dia 21 de Março
"A árvore generosa", de Shel Silverstein - dramatização do conto

3.ª feira - dia 22 de Março
"A flor maior do mundo", de José Saramago - animação da leitura e sementeira de flores

4.ª feira - dia 23 de Março
Semi-final do Concurso Concelhio de Leitura - escalões A e B

5.ª feira - dia 24 de Março
"Varino encantado" - apresentação de trabalhos dos alunos

6.ª feira - dia 25 de Março
Feira do Livro Usado

Semana da Leitura 2011


A Semana da Leitura irá decorrer de 14 a 18 de Março de 2011. Para esta semana, estão agendadas as seguintes actividades:

2.ª feira - dia 14 de Março
Feira do Livro
Hora do Conto e Sementeira de Flores (Turmas: B - J.I., D e A - 1.ªCEB)

3.ª feira - dia 15 de Março
Feira do Livro

4.ª feira - dia 16 de Março
Feira do Livro

Hora do Conto e Sementeira de Flores (Turmas: A - J.I., B e C - 1.ªCEB)

5.º feira - dia 17 de Março
"Conta-nos uma história!" - apresentação de trabalhos dos alunos

6.ª feira - dia 18 de Março
Feira do Livro

"O bosque das figuras planas"

 "O bosque das figuras planas"
Andreia Hall
Ambar

A turma do 2.º B veio à biblioteca conhecer "O bosque das figuras planas". Depois de ouvirem a história, experimentaram construir figuras planas (um quadrado, um losango... )com palhinhas e um fio.

Na segunda sessão, fizeram vários jogos com figuras geométricas planas: "povoar o bosque", "descobrir o intruso" e "adivinhar pelo tacto". Mas primeiro...

... construíram o Pinóquio, com figuras planas, pois claro!

E aqui estão eles "a povoar o bosque".

O "bosque"!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"O bosque das figuras planas"

Começámos um novo projecto! Desta vez, vamos acompanhar Pinóquio e a Rainha numa visita ao Bosque das Figuras Planas.


Primeiro é preciso juntar as figuras planas para construir o Pinóquio: círculos, rectângulos, triângulos, trapézios... Só depois, é que podemos entrar no Bosque e descobrir os seus segredos.

 Mas não vale fazer como o Pinóquio e guardar uma folha de cada árvore.

Por fim, com palhinhas e plasticina os alunos experimentaram construir algumas figuras planas.

"O bosque das figuras planas"
Andreia Hall
Ambar

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"O que queres ser, Bruno?"

"O que queres ser, Bruno?"
Jeanne Willis, Mary Rees
Caminho

A mãe do Bruno quer que ele seja um violinista famoso, o pai quer que ele seja um ás nos computadores, a irmã acha que ele deve ser um grande bailarino e o irmão quer que ele seja pugilista. Mas afinal, o que queres ser TU, Bruno?

A turma A a jogar o "Jogo das Profissões".

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CCL - Fase Escola - Alunos apurados

Foram apurados os alunos que vão representar a EB1 de Pego na semi-final do Concurso Concelhio de Leitura, no dia 23 de Março, pelas 9.30 horas, na BE do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo. 

Escalão A:
Rita Maria Serrano de Horta, 2.º B

Escalão B:
Alexandre Miguel Calado Bento, 3.º C


Parabéns aos alunos vencedores e a todos os participantes!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Concurso Concelhio de Leitura: semi-final

As obras seleccionadas para a semi-final do Concurso Concelhio de Leitura são:

Escalão A - 1.º e 2.º anos

Escalão B - 3.º e 4.º anos

A prova será efectuada na BE do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, no dia 23 de Março, pelas 9.30 horas.

Boa sorte aos concorrentes!

Concurso Concelhio de Leitura - semi-final

Já foram apurados os alunos que irão representar a EB1 n.º5 de Abrantes na semi-final do Concurso de Leitura - "Abrantes a Ler":

Escalão A:
Jennifer Rosado Lopes Navalho Segessenm, 2.º B
Escalão B:
Carolina Isabel Santos Correia, 4.º E
Parabéns!

As obras seleccionadas para a semi-final são:
Escalão A:
"Eu quero um amigo", de Tony Ross, Gatafunho


Escalão B:
"O tubarão na banheira", de David Machado, Editorial Presença

Boa sorte a todos os concorrentes!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projecto "Um sorriso, um abraço" - final


"Sorrisos"
John A. Rowe
Asa

A terminar este projecto, os alunos do Jardim de Infância ouviram a história de um reino de carrancudos que se tinham esquecido de sorrir. Um dia a rainha carrancuda deu à luz o sexto filho. O bebé tem uma expressão desconhecida, estranha. Estará doente? Serão gases?







"A princesa e a andorinha"
S. Marisa Ramos C.
Corpos Editora

As turmas do 1.º Ciclo ficaram a conhecer a história da princesa Íris, uma princesinha triste que se sentia sozinha apesar do carinho dos seus pais. Um dia encontra a andorinha Sisi e entre elas nasce uma forte amizade. Passam a encontrar-se todos os dias e partilham sonhos, desejos, preocupações... Quando a andorinha falta ao encontro, Íris fica muito preocupada. Assim que descobre que a amiga foi apanhada numa armadilha corre a libertá-la. Nessa altura, uma lágrima de Íris cai em cima da andorinha e esta transforma-se numa bonita princesa. Quem a teria enfeitiçado e porquê?





Depois, cada aluno construiu o seu "cabide dos afectos" .

Com este projecto, abordámos os diferentes tipos de família mas, sobretudo, os afectos porque "o importante não é gostar de príncipes ou de princesas, o importante é gostar com todo o coração, com toda a alma. Ser feliz e fazer feliz é o importante." - "A princesa e a andorinha", de S. Marisa Ramos C.

"Ovelhinha, dá-me lã"

"Ovelhinha, dá-me lã"
Isabel Minhós Martins, Yara Kono
Kalandraka

As turmas do Jardim de Infância trabalharam este texto que fala da generosidade da ovelhinha que dá a sua lã para o menino poder tricotar roupas quentinhas para se agasalhar no Inverno.


Usámos um estendal de histórias para recontar a lengalenga:

"- Ovelhinha, dá-me lã.
- Para que queres a minha lã?
- Para fazer um casaquinho"
...