segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura 2011


A Semana da Leitura irá decorrer de 14 a 18 de Março de 2011. Para esta semana, estão agendadas as seguintes actividades:

2.ª feira - dia 14 de Março
Feira do Livro
Hora do Conto e Sementeira de Flores (Turmas: B - J.I., D e A - 1.ªCEB)

3.ª feira - dia 15 de Março
Feira do Livro

4.ª feira - dia 16 de Março
Feira do Livro

Hora do Conto e Sementeira de Flores (Turmas: A - J.I., B e C - 1.ªCEB)

5.º feira - dia 17 de Março
"Conta-nos uma história!" - apresentação de trabalhos dos alunos

6.ª feira - dia 18 de Março
Feira do Livro

"O bosque das figuras planas"

 "O bosque das figuras planas"
Andreia Hall
Ambar

A turma do 2.º B veio à biblioteca conhecer "O bosque das figuras planas". Depois de ouvirem a história, experimentaram construir figuras planas (um quadrado, um losango... )com palhinhas e um fio.

Na segunda sessão, fizeram vários jogos com figuras geométricas planas: "povoar o bosque", "descobrir o intruso" e "adivinhar pelo tacto". Mas primeiro...

... construíram o Pinóquio, com figuras planas, pois claro!

E aqui estão eles "a povoar o bosque".

O "bosque"!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"O bosque das figuras planas"

Começámos um novo projecto! Desta vez, vamos acompanhar Pinóquio e a Rainha numa visita ao Bosque das Figuras Planas.


Primeiro é preciso juntar as figuras planas para construir o Pinóquio: círculos, rectângulos, triângulos, trapézios... Só depois, é que podemos entrar no Bosque e descobrir os seus segredos.

 Mas não vale fazer como o Pinóquio e guardar uma folha de cada árvore.

Por fim, com palhinhas e plasticina os alunos experimentaram construir algumas figuras planas.

"O bosque das figuras planas"
Andreia Hall
Ambar

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"O que queres ser, Bruno?"

"O que queres ser, Bruno?"
Jeanne Willis, Mary Rees
Caminho

A mãe do Bruno quer que ele seja um violinista famoso, o pai quer que ele seja um ás nos computadores, a irmã acha que ele deve ser um grande bailarino e o irmão quer que ele seja pugilista. Mas afinal, o que queres ser TU, Bruno?

A turma A a jogar o "Jogo das Profissões".

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CCL - Fase Escola - Alunos apurados

Foram apurados os alunos que vão representar a EB1 de Pego na semi-final do Concurso Concelhio de Leitura, no dia 23 de Março, pelas 9.30 horas, na BE do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo. 

Escalão A:
Rita Maria Serrano de Horta, 2.º B

Escalão B:
Alexandre Miguel Calado Bento, 3.º C


Parabéns aos alunos vencedores e a todos os participantes!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Concurso Concelhio de Leitura: semi-final

As obras seleccionadas para a semi-final do Concurso Concelhio de Leitura são:

Escalão A - 1.º e 2.º anos

Escalão B - 3.º e 4.º anos

A prova será efectuada na BE do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, no dia 23 de Março, pelas 9.30 horas.

Boa sorte aos concorrentes!

Concurso Concelhio de Leitura - semi-final

Já foram apurados os alunos que irão representar a EB1 n.º5 de Abrantes na semi-final do Concurso de Leitura - "Abrantes a Ler":

Escalão A:
Jennifer Rosado Lopes Navalho Segessenm, 2.º B
Escalão B:
Carolina Isabel Santos Correia, 4.º E
Parabéns!

As obras seleccionadas para a semi-final são:
Escalão A:
"Eu quero um amigo", de Tony Ross, Gatafunho


Escalão B:
"O tubarão na banheira", de David Machado, Editorial Presença

Boa sorte a todos os concorrentes!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projecto "Um sorriso, um abraço" - final


"Sorrisos"
John A. Rowe
Asa

A terminar este projecto, os alunos do Jardim de Infância ouviram a história de um reino de carrancudos que se tinham esquecido de sorrir. Um dia a rainha carrancuda deu à luz o sexto filho. O bebé tem uma expressão desconhecida, estranha. Estará doente? Serão gases?







"A princesa e a andorinha"
S. Marisa Ramos C.
Corpos Editora

As turmas do 1.º Ciclo ficaram a conhecer a história da princesa Íris, uma princesinha triste que se sentia sozinha apesar do carinho dos seus pais. Um dia encontra a andorinha Sisi e entre elas nasce uma forte amizade. Passam a encontrar-se todos os dias e partilham sonhos, desejos, preocupações... Quando a andorinha falta ao encontro, Íris fica muito preocupada. Assim que descobre que a amiga foi apanhada numa armadilha corre a libertá-la. Nessa altura, uma lágrima de Íris cai em cima da andorinha e esta transforma-se numa bonita princesa. Quem a teria enfeitiçado e porquê?





Depois, cada aluno construiu o seu "cabide dos afectos" .

Com este projecto, abordámos os diferentes tipos de família mas, sobretudo, os afectos porque "o importante não é gostar de príncipes ou de princesas, o importante é gostar com todo o coração, com toda a alma. Ser feliz e fazer feliz é o importante." - "A princesa e a andorinha", de S. Marisa Ramos C.

"Ovelhinha, dá-me lã"

"Ovelhinha, dá-me lã"
Isabel Minhós Martins, Yara Kono
Kalandraka

As turmas do Jardim de Infância trabalharam este texto que fala da generosidade da ovelhinha que dá a sua lã para o menino poder tricotar roupas quentinhas para se agasalhar no Inverno.


Usámos um estendal de histórias para recontar a lengalenga:

"- Ovelhinha, dá-me lã.
- Para que queres a minha lã?
- Para fazer um casaquinho"
...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Projecto "Um sorriso, um abraço" - 2.ª sessão

A continuar este projecto, explorámos dois livros:

 "O livro da família"
Todd Parr
Edições Gailivro

Algumas famílias são pequenas, outras são grandes. Algumas famílias são parecidas, outras são muito diferentes. Algumas famílias vivem perto, outras vivem muito afastadas. Mas todas as famílias são especiais.

"O livro do Pedro"
(Maria dos 7 aos 8)
Manuela Bacelar
Edições Afrontamento

Maria conta à filha a história da sua infância, entre os 7 e os 8 anos. Foi uma criança normal que ia à escola, ajudava em casa, fazia piqueniques com a família, visitava os avós... O que torna a sua história diferente é o facto de ter dois pais: o Pedro e o Paulo.

E a tua família, como é?