quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Concurso Concelhio de Leitura - semi-final

Já foram apurados os alunos que irão representar a EB1 n.º5 de Abrantes na semi-final do Concurso de Leitura - "Abrantes a Ler":

Escalão A:
Jennifer Rosado Lopes Navalho Segessenm, 2.º B
Escalão B:
Carolina Isabel Santos Correia, 4.º E
Parabéns!

As obras seleccionadas para a semi-final são:
Escalão A:
"Eu quero um amigo", de Tony Ross, Gatafunho


Escalão B:
"O tubarão na banheira", de David Machado, Editorial Presença

Boa sorte a todos os concorrentes!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projecto "Um sorriso, um abraço" - final


"Sorrisos"
John A. Rowe
Asa

A terminar este projecto, os alunos do Jardim de Infância ouviram a história de um reino de carrancudos que se tinham esquecido de sorrir. Um dia a rainha carrancuda deu à luz o sexto filho. O bebé tem uma expressão desconhecida, estranha. Estará doente? Serão gases?







"A princesa e a andorinha"
S. Marisa Ramos C.
Corpos Editora

As turmas do 1.º Ciclo ficaram a conhecer a história da princesa Íris, uma princesinha triste que se sentia sozinha apesar do carinho dos seus pais. Um dia encontra a andorinha Sisi e entre elas nasce uma forte amizade. Passam a encontrar-se todos os dias e partilham sonhos, desejos, preocupações... Quando a andorinha falta ao encontro, Íris fica muito preocupada. Assim que descobre que a amiga foi apanhada numa armadilha corre a libertá-la. Nessa altura, uma lágrima de Íris cai em cima da andorinha e esta transforma-se numa bonita princesa. Quem a teria enfeitiçado e porquê?





Depois, cada aluno construiu o seu "cabide dos afectos" .

Com este projecto, abordámos os diferentes tipos de família mas, sobretudo, os afectos porque "o importante não é gostar de príncipes ou de princesas, o importante é gostar com todo o coração, com toda a alma. Ser feliz e fazer feliz é o importante." - "A princesa e a andorinha", de S. Marisa Ramos C.

"Ovelhinha, dá-me lã"

"Ovelhinha, dá-me lã"
Isabel Minhós Martins, Yara Kono
Kalandraka

As turmas do Jardim de Infância trabalharam este texto que fala da generosidade da ovelhinha que dá a sua lã para o menino poder tricotar roupas quentinhas para se agasalhar no Inverno.


Usámos um estendal de histórias para recontar a lengalenga:

"- Ovelhinha, dá-me lã.
- Para que queres a minha lã?
- Para fazer um casaquinho"
...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Projecto "Um sorriso, um abraço" - 2.ª sessão

A continuar este projecto, explorámos dois livros:

 "O livro da família"
Todd Parr
Edições Gailivro

Algumas famílias são pequenas, outras são grandes. Algumas famílias são parecidas, outras são muito diferentes. Algumas famílias vivem perto, outras vivem muito afastadas. Mas todas as famílias são especiais.

"O livro do Pedro"
(Maria dos 7 aos 8)
Manuela Bacelar
Edições Afrontamento

Maria conta à filha a história da sua infância, entre os 7 e os 8 anos. Foi uma criança normal que ia à escola, ajudava em casa, fazia piqueniques com a família, visitava os avós... O que torna a sua história diferente é o facto de ter dois pais: o Pedro e o Paulo.

E a tua família, como é?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"O Sapo no Inverno"


"O Sapo no Inverno"
Max Velthuijs
Caminho
Um dia, o Sapo acorda e percebe que há algo de diferente. Espreita pela janela e vê que está tudo coberto de neve. É Inverno e o Sapo tem muito frio. Ele não tem um casaco de pêlo como a Lebre, nem um casaco de penas como a Pata, nem uma camada de gordura como o Porco para o aquecer. É apenas um sapo pelado.

Depois de contarem a história a partir das imagens, os meninos da Turma B do Jardim de Infância construíram um sapo.

 Que bonitos ficaram! Até lhe puseram um cachecol para o sapo ficar mais quentinho!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Big 6

 

O Big Six (o grande 6) é um modelo de pesquisa e tratamento de informação organizado em 6 passos:
# 1 - Definição da tarefa
# 2 - Estratégias de pesquisa de informação
# 3 - Localização e acesso
# 4 - Utilização da informação
# 5 - Síntese
# 6 - Avaliação

sábado, 15 de janeiro de 2011

Dia Mundial do Braille

No dia 4 de Janeiro, celebra-se o Dia Mundial do Braille. Esta data foi escolhida em homenagem a Louis Braille, criador da escrita Braille.

A Biblioteca Municipal António Botto organizou  uma actividade intitulada "Actividade com demonstração de objectos da vida diária dos deficientes visuais e escrita Braille".

Idalina Lopes, Artur Marques e Luís Pombo deslocaram-se à nossa escola e trouxeram objectos do quotidiano dos cegos: um relógio, uma balança, um termómetro, "Os Maias" em formato áudio, várias publicações em braille: um calendário, um folheto da Gripe A, "A lua de Joana" e a revista "Visão", um computador com sintetizador de voz, um ampliómetro... e, claro, a bengala branca.


Após a demonstração do uso destes objectos, a Idalina satisfez a curiosidade de alunos e professoras explicando como utiliza os transportes públicos, levanta dinheiro no Multibanco, cozinha e escolhe a roupa que vai vestir, entre muitas outras tarefas. 
Os alunos perceberam que o dia-a-dia dos cegos não é muito diferente do deles, precisam apenas de  adaptar alguns materiais às suas necessidades.

Projecto: "Um sorriso, um abraço"

O projecto “ Um Sorriso, Um Abraço” pretende trabalhar os afectos, falar de diferentes formas de amizade e amor e abordar diferentes conceitos de família. Actualmente, nem todas as famílias são tradicionais, algumas são monoparentais, outras homossexuais.

"Como a mãe e o pai se apaixonaram" foi uma maneira muito divertida de iniciar este projecto.

 
"Como a mãe e o pai se apaixonaram"
Katharina Grossmann-Hensel
Editorial Presença
A Mãe era muito desarrumada e gostava de coisas coloridas. O Pai era muito arrumadinho e gostava de tudo o que não tinha cor. Um dia, chocam um com o outro na rua e a  Mãe começou a ficar pálida e arrumada e o Pai a ficar rosado e desarrumado. Estarão doentes?


Após a história, os alunos decoraram corações com pedaços de papel. De um lado colaram só pedacinhos brancos e pretos, as cores preferidas do Pai, do outro lado colaram quadradinhos verdes, amarelos, vermelhos, azuis... ficou muito colorido, tal como a Mãe gosta.



"Abrantes a ler" - concurso concelhio de leitura

Encontra-se a decorrer a 1.ª fase do concurso concelhio de leitura - "Abrantes a ler" promovido pelo Município de Abrantes.

As obras seleccionadas para esta fase são as seguintes:


Escalão A - 1.º e 2.º anos 
"Todos no sofá"
Luísa Ducla Soares
Livros Horizonte

Escalão B - 3.º e 4.º anos
"O espantalho enamorado"
Guido Visconti
Livros Horizonte   

As provas para apurar os alunos que irão representar a Escola na Semi-final deste concurso serão no dia 11 de Fevereiro para o escalão A e no dia 14 de Fevereiro para o escalão B.

O regulamento deste concurso encontra-se no sítio da Biblioteca do Agrupamento.
           

Feliz Natal!

Na última semana do primeiro período,os alunos vieram à biblioteca acompanhar a Babushka e o seu canário amarelo numa viagem até à gruta onde tinha acabado de nascer o novo rei.

"Babushka"
Sandra Ann Horn
Campo das Letras




Depois de ouvirem a história, reconstruíram o percurso de Babushka e pintaram uma bonequinha russa para pendurar na árvore de Natal.