sábado, 15 de janeiro de 2011

"Abrantes a Ler" - Concurso concelhio de leitura

Está a decorrer uma nova edição do concurso concelhio de leitura "Abrantes a Ler" promovido pelo Município de Abrantes.

 Os livros seleccionados para a 1.ª fase - Fase Escola - foram:

Escalão A - 1.º e 2.º anos
"Todos no sofá"
Luísa Ducla Soares
Livros Horizonte


Escalão B - 3.º e 4.º anos
"O espantalho enamorado"
 Guido Visconti
Livros Horizonte

As provas para apuramento dos alunos que vão representar a Escola na Semi-final deste concurso serão realizadas no dia 14 de Fevereiro.


O Regulamento deste concurso pode ser consultado no sitio da Biblioteca do Agrupamento.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Feliz Natal, Babushka!

"Babushka", de Sandra Horn
Campo das Letras
Durante esta semana, os alunos da nossa escola ficaram a conhecer a história de Babushka, uma bonequinha russa que andava sempre muito ocupada a limpar a sua casa, até que um dia sonha com um anjo que lhe fala num menino recém-nascido que está num estábulo e só tem uma fraldinha para se cobrir. Babushka coloca três presentes num cesto e põe-se a caminho. Na estrada, encontra várias personagens e a sua vida vai mudar para sempre.


Reconstruíram o percurso que fez desde sua casa até à gruta do Menino Jesus.

 

 
E fizeram uma "babushka"para pendurar na árvore de Natal.


 Feliz Natal para todos!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Oficina de Histórias

Durante a Feira do Livro, todas as turmas puderam experimentar duas engenhocas de fazer histórias: "Fábrica de Histórias" e "Quantos Queres?" Os alunos descobriram que era muito fácil criar histórias com estas engenhocas. Só que, imaginem, tinham um defeito de fabrico: pertinho do final da história encravavam e "saltavam" uma parte importante da narrativa. Se não fossem os nossos "fabricões" a puxar pela imaginação as histórias não tinham saído tão bonitas!


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Maratona de leitura

Esta manhã, na Feira do Livro, lemos livro atrás de livro. Começámos às 9 horas e 10 minutos e só parámos depois das 11 horas e trinta minutos! Foi uma verdadeira Maratona de Leitura!


Como o Natal se aproxima só lemos contos alusivos a esta quadra:


O Pai Natal preguiçoso e a rena Rudolfa”, Ana Saldanha
Quem dá prenda ao Pai Natal?”, de Alexandre Honrado
Sabes, Maria, o Pai natal não existe”, de Rita Taborda Duarte
As filhós de Natal”, de Antoine de Saint-Exupéry
Ninguém dá prendas ao Pai Natal”, de Ana Saldanha
Natal de um palhacinho”, de Alexandre Parafita
A noite de Natal do pequeno rei”, de Hedwig Munck
Natal nas asas do arco-íris”, de Alice Cardoso
O Tomás que não acreditava no Pai Natal”, de Isabel Stilwell
O peru que correu a cidade dentro de um cesto”, António Torrado
O Natal das bruxas”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
A noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Feira do Livro



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Oficina - Photo Story

Os alunos das turmas B, C e E iniciaram uma oficina de formação TIC para aprender a fazer apresentações multimédia recorrendo ao Photo Story 3 para Windows. Em breve publicaremos aqui algumas das suas produções.


Aqui fica um exemplo de um trabalho realizado, com este programa, dedicado ao S. Martinho.

Meia de Contos - "O rinoceronte muito malcriado"


"O rinoceronte muito malcriado"
de Jeanne Willis
Editora Gatafunho

Era uma vez um rinoceronte muito malcriado. Ele sofria de "malcriadite rinocerite" segundo o médico. Um dia, encontrou uma menina muito bem educada... ou talvez não!

Concurso: "Conta-nos uma história - podcast na educação"


A nossa escola vai participar!


Meia de Contos "O ratinho marinheiro"

"O ratinho marinheiro"
Luísa Ducla Soares
Civilização Editora

Era uma vez um ratinho que queria ser marinheiro, sonhava noite e dia com o mar. Um dia encontrou perdida uma noz...