sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ler+ para vencer 2010

No dia 22 de Setembro, os alunos do 1.º ano, Turma A, partiram à descoberta da biblioteca. Realizaram um Bibliopaper onde, de pista em pista, descobriram a organização e o modo de funcionamento da BE.


Depois de corrigidas as respostas e de se ter apurado o grupo vencedor, todos os alunos receberam um livro oferecido pelo PNL e pelo Ministério da Educação. Esta oferta insere-se na iniciativa "Ler+ para vencer 2010" e pretende associar o momento de entrada no 1.º ciclo ao prazer de ler.

Ler+ para vencer 2010

No dia 21 de Setembro, os alunos do 1.º ano das turmas A e D participaram no Bibliopaper "À Descoberta da Biblioteca". De pista em pista, os diferentes grupos, descobriram as zonas funcionais da BE (zona de atendimento, zona de leitura informal, zona de leitura, zona áudio e vídeo, zona multimédia e espaço lúdico) e a forma como os livros, os jogos, os CDs e os DVDs estavam arrumados. Também relembraram algumas regras de utilização deste espaço. 



Depois de se apurar o grupo vencedor, todos os alunos receberam um livro, oferta do PNL e do Ministério da Educação. Com esta iniciativa pretende-se que os alunos associem o momento de entrada no 1.º ciclo ao prazer de ler.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bem-vindos!



A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos um excelente ano lectivo, cheio de alegrias e de boas leituras!

Bom 2010/2011!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

2010/2011


A equipa da BE saúda a comunidade educativa e deseja a todos um ano lectivo cheio de sucessos e alegrias... na companhia dos livros!

sábado, 19 de junho de 2010

Votação encerrada

Os nossos leitores (poucos, mas bons) pronunciaram-se e o livro favorito foi "A ovelhinha que veio para o jantar" com 66% dos votos. Em segundo lugar, com 33%, ficou "Um lobo culto".

Obrigada a todos pela vossa participação!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aqui há lobo! III

O lobo e a menina dos caracóis despediram-se dos alunos do 1.º ciclo com duas belas histórias:

 "O lobo com bom coração", de Elvira Ferreira...

  e "Um lobo culto", de Becky Bloom.

Encerrou-se, assim, o projecto "Aqui há lobo!": cada aluno construiu uns "óculos de lobo culto" - para recordar a persistência e vontade de aprender do lobo - e um "coração sorridente" - para guardar o amor pelos livros e o prazer da leitura.


Até ao dia 18 de Junho está a decorrer uma votação na barra lateral do blogue. Escolhe a história que mais gostaste de ouvir durante o projecto "Aqui há lobo!". Vota na tua preferida!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jogos da Pequenada

A manhã foi muito animada para os meninos do Jardim de Infância de Carvalhal.

Começaram com o "jogo do espantalho".

Depois, jogaram ao "salta a barreira". Quem consegue saltar mais alto?

Tentaram acertar com a "bola no cesto" (balde).

Ficaram tão cheios de calor que entraram na biblioteca e fizeram o "jogo do leque". Mas, que bom! Que fresquinho!

Depois do jogo do "mexe mexe", sentaram-se no chão e jogaram ao "rasga o papel".

 
E ainda houve tempo para cantar e dançar! Que bela festa! 

Adeus, meninos e meninas, até para o ano! 

terça-feira, 1 de junho de 2010


Pimpona a Galinha Tonta

Esta foi a última história que trabalhámos. As crianças gostaram da história e divertiram-se com as aventuras e desventuras da " Pimpona". Algumas crianças até apoiaram  os seus  ideais, dizendo que até estava engraçada. 
Também apreciaram a ilustração do livro, achando-a muito bonita.






Depois de lida e interpretada a história os meninos com a ajuda das suas professoras e mães fizeram lindas  "Pimponas".

1º Ano - Turma A







2º Ano - Turma B








3º Ano - Turma C




As nossas " Pimponas" ficaram lindas!

domingo, 30 de maio de 2010