sexta-feira, 3 de setembro de 2010

2010/2011


A equipa da BE saúda a comunidade educativa e deseja a todos um ano lectivo cheio de sucessos e alegrias... na companhia dos livros!

sábado, 19 de junho de 2010

Votação encerrada

Os nossos leitores (poucos, mas bons) pronunciaram-se e o livro favorito foi "A ovelhinha que veio para o jantar" com 66% dos votos. Em segundo lugar, com 33%, ficou "Um lobo culto".

Obrigada a todos pela vossa participação!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aqui há lobo! III

O lobo e a menina dos caracóis despediram-se dos alunos do 1.º ciclo com duas belas histórias:

 "O lobo com bom coração", de Elvira Ferreira...

  e "Um lobo culto", de Becky Bloom.

Encerrou-se, assim, o projecto "Aqui há lobo!": cada aluno construiu uns "óculos de lobo culto" - para recordar a persistência e vontade de aprender do lobo - e um "coração sorridente" - para guardar o amor pelos livros e o prazer da leitura.


Até ao dia 18 de Junho está a decorrer uma votação na barra lateral do blogue. Escolhe a história que mais gostaste de ouvir durante o projecto "Aqui há lobo!". Vota na tua preferida!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jogos da Pequenada

A manhã foi muito animada para os meninos do Jardim de Infância de Carvalhal.

Começaram com o "jogo do espantalho".

Depois, jogaram ao "salta a barreira". Quem consegue saltar mais alto?

Tentaram acertar com a "bola no cesto" (balde).

Ficaram tão cheios de calor que entraram na biblioteca e fizeram o "jogo do leque". Mas, que bom! Que fresquinho!

Depois do jogo do "mexe mexe", sentaram-se no chão e jogaram ao "rasga o papel".

 
E ainda houve tempo para cantar e dançar! Que bela festa! 

Adeus, meninos e meninas, até para o ano! 

terça-feira, 1 de junho de 2010


Pimpona a Galinha Tonta

Esta foi a última história que trabalhámos. As crianças gostaram da história e divertiram-se com as aventuras e desventuras da " Pimpona". Algumas crianças até apoiaram  os seus  ideais, dizendo que até estava engraçada. 
Também apreciaram a ilustração do livro, achando-a muito bonita.






Depois de lida e interpretada a história os meninos com a ajuda das suas professoras e mães fizeram lindas  "Pimponas".

1º Ano - Turma A







2º Ano - Turma B








3º Ano - Turma C




As nossas " Pimponas" ficaram lindas!

domingo, 30 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nós na Biblioteca




















O que fazemos livremente na biblioteca


Ver filmes


Fazer jogos


Fazer teatro com fantoches



Ler e pesquisar
 A hora do conto na biblioteca

A Educadora Ana esteve na biblioteca com os seus meninos e leu-lhes a história " Elmer e o Pássaro".   Estiveram todos muito atentos e gostaram da história.


De seguida as crianças fizeram jogos, " leram " histórias e vizualizaram livros. 
O Cuquedo

A história que trabalhámos ultimamente foi o " Cuquedo". A história foi lida para as crianças do Jardim de Infância. As crianças mostraram-se interessadas e curiosas por saberem quem era afinal o "Cuquedo".
De seguida houve um pequeno diálogo onde as crianças falaram dos seus medos.



As crianças observaram e mexeram num " Cuquedo" feito pela professora bibliotecária.




Posteriormente as crianças fizeram o desenho do seu " Cuquedo".







No final o Placard ficou assim.