domingo, 30 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nós na Biblioteca




















O que fazemos livremente na biblioteca


Ver filmes


Fazer jogos


Fazer teatro com fantoches



Ler e pesquisar
 A hora do conto na biblioteca

A Educadora Ana esteve na biblioteca com os seus meninos e leu-lhes a história " Elmer e o Pássaro".   Estiveram todos muito atentos e gostaram da história.


De seguida as crianças fizeram jogos, " leram " histórias e vizualizaram livros. 
O Cuquedo

A história que trabalhámos ultimamente foi o " Cuquedo". A história foi lida para as crianças do Jardim de Infância. As crianças mostraram-se interessadas e curiosas por saberem quem era afinal o "Cuquedo".
De seguida houve um pequeno diálogo onde as crianças falaram dos seus medos.



As crianças observaram e mexeram num " Cuquedo" feito pela professora bibliotecária.




Posteriormente as crianças fizeram o desenho do seu " Cuquedo".







No final o Placard ficou assim.

sexta-feira, 21 de maio de 2010


O CUQUEDO

Na última visita à biblioteca os meninos do Jardim de Infância ouviram ler a história " O Cuquedo".
Trata-se de uma história divertida envolta de algum mistério.
Afinal, quem é o Cuquedo?  Todos querem saber.







No final ficaram surpreendidos pois, imaginavam tratar-se de um monstro.





Depois de lida a história foi apresentado às crianças um " Cuquedo".


 
Por fim as crianças fizeram os seus "Cuquedos"



Os nossos "Cuquedos"




quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Sapo é um Herói

As histórias permitem à criança identificar-se nas vivências dos personagens. Elas adoram histórias com heróis e têm os seus preferidos. Os heróis têm uma função essencial na sua formação, contribuindo para a aquisição de valores como a ética e a coragem, entre outros.
Assim, as crianças do Jardim de Infância ouviram a história " O sapo é um Herói" de Max Velthuijs.
Esta história fala de um sapo que arriscou a vida, para evitar que os amigos morressem de fome.


Depois de ouvirem a história as crianças fizeram uma dobragem de um sapo.


Aqui há lobo! II

O Lobo voltou à biblioteca! 

 Desta vez, a Menina dos Caracóis estava preparada para a visita e trazia um presente para o Lobo: a história "A ovelhinha que veio para o jantar", de Steve Smallman, com ilustrações de Joelle Dreidemy.

O Lobo ficou deliciado com a história: recebeu miminhos, beijinhos, muitos abraços e, mais importante ainda, encontrou uma amiga.


Para a próxima vez, o Lobo prometeu que vai ser ele a escolher e contar a história. Mas para isso vai ter de aprender a ler. Será que consegue?

"O meu vizinho é um cão"

Os meninos e as meninas do Jardim de Infância de Carvalhal vieram visitar-nos. 


Conheceram o meu vizinho cão e outros vizinhos muito especiais. A história é da Isabel Minhós Martins e as ilustrações da Madalena Matoso.


Depois da história, cada menino construiu um prédio.


Olhem só o bairro, como ficou bonito! 

domingo, 9 de maio de 2010


A Família dos Macacos


 Um dos últimos livros que ouvimos ler foi " A Família dos Macacos" de Rita Taborda Duarte. É um livro muito engraçado e divertimo-nos muito com as tropelias do Mário e da Mariana. Alguns de nós até achámos que eramos parecidos com eles, pois, também gostamos de fazer macadas e dar cambalhotas e fazer o pino. 



Rimo-nos muito e achámos o livro muito divertido!