Nós na Biblioteca
segunda-feira, 24 de maio de 2010
O Cuquedo
A história que trabalhámos ultimamente foi o " Cuquedo". A história foi lida para as crianças do Jardim de Infância. As crianças mostraram-se interessadas e curiosas por saberem quem era afinal o "Cuquedo".
De seguida houve um pequeno diálogo onde as crianças falaram dos seus medos.
As crianças observaram e mexeram num " Cuquedo" feito pela professora bibliotecária.
Posteriormente as crianças fizeram o desenho do seu " Cuquedo".
No final o Placard ficou assim.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
O CUQUEDO
Na última visita à biblioteca os meninos do Jardim de Infância ouviram ler a história " O Cuquedo".
Trata-se de uma história divertida envolta de algum mistério.
Afinal, quem é o Cuquedo? Todos querem saber.
No final ficaram surpreendidos pois, imaginavam tratar-se de um monstro.
Depois de lida a história foi apresentado às crianças um " Cuquedo".
Por fim as crianças fizeram os seus "Cuquedos"
Os nossos "Cuquedos"
quarta-feira, 19 de maio de 2010
O Sapo é um Herói
As histórias permitem à criança identificar-se nas vivências dos personagens. Elas adoram histórias com heróis e têm os seus preferidos. Os heróis têm uma função essencial na sua formação, contribuindo para a aquisição de valores como a ética e a coragem, entre outros.
Assim, as crianças do Jardim de Infância ouviram a história " O sapo é um Herói" de Max Velthuijs.
Esta história fala de um sapo que arriscou a vida, para evitar que os amigos morressem de fome.
Aqui há lobo! II
O Lobo voltou à biblioteca!
Desta vez, a Menina dos Caracóis estava preparada para a visita e trazia um presente para o Lobo: a história "A ovelhinha que veio para o jantar", de Steve Smallman, com ilustrações de Joelle Dreidemy.
O Lobo ficou deliciado com a história: recebeu miminhos, beijinhos, muitos abraços e, mais importante ainda, encontrou uma amiga.
Para a próxima vez, o Lobo prometeu que vai ser ele a escolher e contar a história. Mas para isso vai ter de aprender a ler. Será que consegue?
"O meu vizinho é um cão"
Os meninos e as meninas do Jardim de Infância de Carvalhal vieram visitar-nos.
Conheceram o meu vizinho cão e outros vizinhos muito especiais. A história é da Isabel Minhós Martins e as ilustrações da Madalena Matoso.
Depois da história, cada menino construiu um prédio.
Olhem só o bairro, como ficou bonito!
domingo, 9 de maio de 2010
A Família dos Macacos
Um dos últimos livros que ouvimos ler foi " A Família dos Macacos" de Rita Taborda Duarte. É um livro muito engraçado e divertimo-nos muito com as tropelias do Mário e da Mariana. Alguns de nós até achámos que eramos parecidos com eles, pois, também gostamos de fazer macadas e dar cambalhotas e fazer o pino.
Rimo-nos muito e achámos o livro muito divertido!
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Dia Mundial do Livro
No dia 23 de Abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Neste dia as crianças, professoras e assistentes operacionais receberam um folheto informativo sobre esta efeméride e uma rosa vermelha feita de papel.
O dia do livro celebra-se a 23 de Abril, dia de S.Jorge, por decisão da ONU.
Esta data foi escolhida para honrar a tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de S.Jorge e em troca recebiam livros.
Skakespeare Cervantes dois grandes escritores faleceram em 23 de Abril de 1616. Assim, também neste dia se presta homenagem às suas obras.
Lenda de S.Jorge
Num país chamado Silene, um dragão aterrorizava os seus habitantes que, para o acalmarem, lhe ofereciam periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio.
Um dia, coube a sorte à filha do rei. Mas, São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela.
Então o rei e todo o povo converteram-se à fé de Cristo.
Desde o século XIII, a imgem de São Jorge montado num cavalo branco, libertando a donzela e vencendo o dragão, é das mais difundidas de todas as lendas populares.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







