quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Sapo é um Herói

As histórias permitem à criança identificar-se nas vivências dos personagens. Elas adoram histórias com heróis e têm os seus preferidos. Os heróis têm uma função essencial na sua formação, contribuindo para a aquisição de valores como a ética e a coragem, entre outros.
Assim, as crianças do Jardim de Infância ouviram a história " O sapo é um Herói" de Max Velthuijs.
Esta história fala de um sapo que arriscou a vida, para evitar que os amigos morressem de fome.


Depois de ouvirem a história as crianças fizeram uma dobragem de um sapo.


Aqui há lobo! II

O Lobo voltou à biblioteca! 

 Desta vez, a Menina dos Caracóis estava preparada para a visita e trazia um presente para o Lobo: a história "A ovelhinha que veio para o jantar", de Steve Smallman, com ilustrações de Joelle Dreidemy.

O Lobo ficou deliciado com a história: recebeu miminhos, beijinhos, muitos abraços e, mais importante ainda, encontrou uma amiga.


Para a próxima vez, o Lobo prometeu que vai ser ele a escolher e contar a história. Mas para isso vai ter de aprender a ler. Será que consegue?

"O meu vizinho é um cão"

Os meninos e as meninas do Jardim de Infância de Carvalhal vieram visitar-nos. 


Conheceram o meu vizinho cão e outros vizinhos muito especiais. A história é da Isabel Minhós Martins e as ilustrações da Madalena Matoso.


Depois da história, cada menino construiu um prédio.


Olhem só o bairro, como ficou bonito! 

domingo, 9 de maio de 2010


A Família dos Macacos


 Um dos últimos livros que ouvimos ler foi " A Família dos Macacos" de Rita Taborda Duarte. É um livro muito engraçado e divertimo-nos muito com as tropelias do Mário e da Mariana. Alguns de nós até achámos que eramos parecidos com eles, pois, também gostamos de fazer macadas e dar cambalhotas e fazer o pino. 



Rimo-nos muito e achámos o livro muito divertido!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

                       

Dia Mundial do Livro

No dia 23 de Abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Neste dia as crianças, professoras e assistentes operacionais receberam um folheto informativo sobre esta efeméride e uma rosa vermelha feita de papel.
O dia do livro celebra-se a 23 de Abril, dia de S.Jorge, por decisão da ONU.
Esta data foi escolhida para honrar a tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de S.Jorge e em troca recebiam livros.
Skakespeare Cervantes dois grandes escritores faleceram em 23 de Abril de 1616. Assim, também neste dia se presta homenagem às suas obras.








Lenda de S.Jorge

Num país chamado Silene, um dragão aterrorizava os seus habitantes que, para o acalmarem, lhe ofereciam periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio.
Um dia, coube a sorte à filha do rei. Mas, São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela.
Então o rei e todo o povo converteram-se à fé de Cristo.
Desde o século XIII, a imgem de São Jorge montado num cavalo branco, libertando a donzela e vencendo o dragão, é das mais difundidas de todas as lendas populares.





terça-feira, 4 de maio de 2010

O Lobo com Bom Coração

Durante este período iremos ouvir ler livros relacionados com animais, uma vez que este ano se comemora o ano da biodiversidade.
Começámos por abordar o livro " O Lobo com Bom Coração" escrito por Elvira Ferreira e ilustrado por Sara Alves.
 Esta história fala-nos de um lobo que embora faminto, tem bom coração.

Através desta história pretendeu-se  que os alunos descobrissem que, afinal, os lobos matam para sobreviverem e ainda, que por isso, não devam ser encarados como maus.

No dia 30 de Abril as mães dos alunos e os alunos, das turmas A e D   ouviram ler esta  história e participaram no debate sobre a mesma. Esta actividade esteve integrada na comemoração do " Dia da Mãe".

As mães e os alunos foram participativos e estiveram animados.



terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro


No dia 23 de Abril comemorou-se o dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Para assinalar este dia a BE distribuiu pelas  crianças e professores um folheto informativo sobre este dia e ainda uma rosa vermelha feita de papel.










O Dia Mundial do Livro celebra-se desde 1996 por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de S. Jorge.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e em troca recebiam um livro.
Neste dia é também prestada homenagem à obra de dois grandes escritores, Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, a 23 de Abril.


Lenda de S.Jorge

 Conta a lenda que num país chamado Silene, um dragão aterrorizava os seus habitantes que, para o acalmarem, lhe ofereciam periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio.
Um dia, a sorteada foi a filha do rei. Mas São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela.
Então o rei e todo o povo converteram-se à fé de Cristo.
Desde o século XIII, a imagem de São Jorge montado num cavalo branco, libertando a donzela e vencendo o dragão, é das mais difundidas de todas as lendas populares.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Galinha Ruiva

Os meninos das educadoras Ana  e Perpétua vieram à Biblioteca Escolar ouvir a História " A Galinha Ruiva".
Estas são as personagens da história:



As crianças viram uma espiga de trigo e grãos de trigo.










Tal como a Galinha Ruiva amassámos pão.



Estes são os ingredientes com que se faz o pão.


Farinha


Fermento

Água


Sal


O nosso pão levedado.


A cozer no forno do fogão do refeitório da cantina da escola.

O nosso pão ficou assim:




Ao lanche comemos o nosso pão com manteiga e gostámos!






Foi divertido fazer pão!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Aqui há lobo!"

Durante o 3.º período, os lobos descem das serranias e visitam a nossa biblioteca escondidos nas páginas dos livros!
As duas primeiras histórias são "O afilhado do lobo", de Alexandre Parafita e "As três fortunas do lobo feroz", de António Torrado.


terça-feira, 30 de março de 2010

Concurso : "E se eu fosse um bicho???"

Aproveitando o Dia Internacional do Livro Infantil e o Ano Internacional da Biodiversidade, a DGLB lança um passatempo que procura motivar as crianças para uma pesquisa sobre a variedade dos animais que povoam a terra, ao mesmo tempo que incentiva a criatividade, a imaginação e a escrita.



"E se eu fosse um bicho???"

Investiga o habitat, o comportamento,... de um animal do qual gostes e escreve um pequeno texto (máximo 2 páginas A4) sobre esse animal.
ou
Se preferires, imagina-te um dos animais ("E se eu fosse um bicho???") e escreve um conto, uma banda desenhada ou um poema.

Os textos devem ser enviados para a DGLB, por email ou correio, até ao dia 2 de Maio de 2010.

Consulta o regulamento completo aqui.