quarta-feira, 5 de maio de 2010

                       

Dia Mundial do Livro

No dia 23 de Abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Neste dia as crianças, professoras e assistentes operacionais receberam um folheto informativo sobre esta efeméride e uma rosa vermelha feita de papel.
O dia do livro celebra-se a 23 de Abril, dia de S.Jorge, por decisão da ONU.
Esta data foi escolhida para honrar a tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de S.Jorge e em troca recebiam livros.
Skakespeare Cervantes dois grandes escritores faleceram em 23 de Abril de 1616. Assim, também neste dia se presta homenagem às suas obras.








Lenda de S.Jorge

Num país chamado Silene, um dragão aterrorizava os seus habitantes que, para o acalmarem, lhe ofereciam periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio.
Um dia, coube a sorte à filha do rei. Mas, São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela.
Então o rei e todo o povo converteram-se à fé de Cristo.
Desde o século XIII, a imgem de São Jorge montado num cavalo branco, libertando a donzela e vencendo o dragão, é das mais difundidas de todas as lendas populares.





terça-feira, 4 de maio de 2010

O Lobo com Bom Coração

Durante este período iremos ouvir ler livros relacionados com animais, uma vez que este ano se comemora o ano da biodiversidade.
Começámos por abordar o livro " O Lobo com Bom Coração" escrito por Elvira Ferreira e ilustrado por Sara Alves.
 Esta história fala-nos de um lobo que embora faminto, tem bom coração.

Através desta história pretendeu-se  que os alunos descobrissem que, afinal, os lobos matam para sobreviverem e ainda, que por isso, não devam ser encarados como maus.

No dia 30 de Abril as mães dos alunos e os alunos, das turmas A e D   ouviram ler esta  história e participaram no debate sobre a mesma. Esta actividade esteve integrada na comemoração do " Dia da Mãe".

As mães e os alunos foram participativos e estiveram animados.



terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro


No dia 23 de Abril comemorou-se o dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Para assinalar este dia a BE distribuiu pelas  crianças e professores um folheto informativo sobre este dia e ainda uma rosa vermelha feita de papel.










O Dia Mundial do Livro celebra-se desde 1996 por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de S. Jorge.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e em troca recebiam um livro.
Neste dia é também prestada homenagem à obra de dois grandes escritores, Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, a 23 de Abril.


Lenda de S.Jorge

 Conta a lenda que num país chamado Silene, um dragão aterrorizava os seus habitantes que, para o acalmarem, lhe ofereciam periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio.
Um dia, a sorteada foi a filha do rei. Mas São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela.
Então o rei e todo o povo converteram-se à fé de Cristo.
Desde o século XIII, a imagem de São Jorge montado num cavalo branco, libertando a donzela e vencendo o dragão, é das mais difundidas de todas as lendas populares.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Galinha Ruiva

Os meninos das educadoras Ana  e Perpétua vieram à Biblioteca Escolar ouvir a História " A Galinha Ruiva".
Estas são as personagens da história:



As crianças viram uma espiga de trigo e grãos de trigo.










Tal como a Galinha Ruiva amassámos pão.



Estes são os ingredientes com que se faz o pão.


Farinha


Fermento

Água


Sal


O nosso pão levedado.


A cozer no forno do fogão do refeitório da cantina da escola.

O nosso pão ficou assim:




Ao lanche comemos o nosso pão com manteiga e gostámos!






Foi divertido fazer pão!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Aqui há lobo!"

Durante o 3.º período, os lobos descem das serranias e visitam a nossa biblioteca escondidos nas páginas dos livros!
As duas primeiras histórias são "O afilhado do lobo", de Alexandre Parafita e "As três fortunas do lobo feroz", de António Torrado.


terça-feira, 30 de março de 2010

Concurso : "E se eu fosse um bicho???"

Aproveitando o Dia Internacional do Livro Infantil e o Ano Internacional da Biodiversidade, a DGLB lança um passatempo que procura motivar as crianças para uma pesquisa sobre a variedade dos animais que povoam a terra, ao mesmo tempo que incentiva a criatividade, a imaginação e a escrita.



"E se eu fosse um bicho???"

Investiga o habitat, o comportamento,... de um animal do qual gostes e escreve um pequeno texto (máximo 2 páginas A4) sobre esse animal.
ou
Se preferires, imagina-te um dos animais ("E se eu fosse um bicho???") e escreve um conto, uma banda desenhada ou um poema.

Os textos devem ser enviados para a DGLB, por email ou correio, até ao dia 2 de Maio de 2010.

Consulta o regulamento completo aqui.

Dia Internacional do Livro Infantil 2010


O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se, desde 1967, no dia 2 de Abril, data em que nasceu Hans Christian Andersen, famoso escritor e poeta dinamarquês, autor de "O Patinho Feio", "O Fato Novo do Imperador", "O Soldadinho de Chumbo", "A Menina dos Fósforos", "A Pequena Sereia", "A Princesa e a Ervilha", entre muitos outros.

Podes ler alguns dos seus contos aqui.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Concurso Concelhio de Leitura 2ª Fase - Semi-Final

Realizou- se no dia 3 de Março a Semi- Final do Concurso Concelhio de Leitura " Abrantes a Ler"

Escalão A ( 1º e 2º anos)

Concorreram a esta fase do concurso os seguintes alunos:



Joana Moreno - EB1 Raúl Figueiredo

Inês Mouro - EB1 nº4 de Abrantes

Jennifer Segenmann - EB1 nº5 de Abrantes

Beatriz Rodrigues - EB1 de Alferrarede

Inês Rodrigues - EB1 de Arreciadas

Guilherme Machado - EB1 Carvalhal

Alexandre Bento - EB1 nº2 de Pego

Tiago Ricardo - EB1 de Vale das Mós

O livro escolhido foi " Só um Golinho, Rã", de Piet Grobler.


Os alunos estavam todos muito bem preparados mas, os vencedores foram:

Joana Moreno - EB1 Raúl Figueiredo - 2º ano

Alexandre Bento - EB1 nº2 de Pego - 2º ano


Escalão B ( 3º e 4º anos)

Os concorrentes a este escalão foram:




Tânia Aldeias -EB1 Raúl Figueiredo
Firmino Pombo - EB1 nº4 de Abrantes

Carolina Correia - EB1 nº5 de Abrantes

Jéssica Filipe - EB1 de Alferrarede

Carolina Fernandes - EB1 de Arreciadas

Nuno Pedro - EB1 de Carvalhal

Ana Alves - EB1 nº 2 de Pego
Os alunos responderam oralmente a várias perguntas sobre a obra escolhida " A Princesa Baixinha", de Beatrice Masini.



Ficaram apuradas as alunas:

Carolina Correia - EB1 nº5 de Abrantes

Carolina Fernandes - EB1 de Arreciadas

Estas alunas irão representar o nosso Agrupamento no dia 22 de Abril, na Biblioteca Municipal António Botto.

Todos os alunos receberam um diploma ( vencedores)/ ou um certificado, um ( a) boneco(a) com a identificação, um livro e ainda uma bolsinha de pano para poderem guardar todos os presentes.


Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram!
Boa Sorte para a próxima etapa!





Concurso Concelhio de Leitura 1ª Fase - Fase Escola

Nos dias 18 e 22 de Fevereiro decorreu na Bibiblioteca Escolar, o Concurso Concelhio de Leitura " Abrantes a Ler".
Os livros escolhidos foram os seguintes:
Escalão A ( 1º e 2º anos)



" AEIOU HISTÓRIA DAS CINCO VOGAIS" de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar. Foi elaborado um PowerPoint sobre este livro e as crianças respoderam oralmente às perguntas feitas.
Os alunos estavam muito bem preparados e a vitória foi renhida. No final foi vencedor o aluno:
Alexandre Bento, do segundo ano,turma B.

Escalão B ( 3º e 4º anos)
" O Galo da Velha Luciana" de António Mota.


Apenas se inscreveram três alunos que responderam por escrito a um questionário sobre esta obra.
Registou-se um empate que foi decido com a elaboração de um texto sobre a obra estudada.
Consultado o júri foi decidido que quem iria estar presente na semi- final, na Biblioteca Escolar da Escola 2,3 D. Miguel de Almeida, seria a aluna, Ana Catarina Alves, do terceiro ano Turma C.

domingo, 28 de março de 2010

" LER, OUVIR E CONTAR"

Para dar continuidade ao Projecto "As histórias das nossas avós" a professora bibliotecária leu para as crianças de todas as turmas três histórias de António Torrado do seu livro - Ler, Ouvir e Contar. As histórias lidas foram: "Corre, Corre Cabacinha", "O Pinto Pintão "e "Os três pedidos".


Algumas crianças já conheciam estas histórias mas, em versões diferentes.
De seguida foi proposto aos alunos que recolhessem histórias vividas ou contadas aos seus avós quando eram da sua idade.
Cada história trazida por um aluno será lida à respectiva turma por esse mesmo aluno.
No final, com estas histórias será feito um livro de escola.