terça-feira, 30 de março de 2010

Concurso : "E se eu fosse um bicho???"

Aproveitando o Dia Internacional do Livro Infantil e o Ano Internacional da Biodiversidade, a DGLB lança um passatempo que procura motivar as crianças para uma pesquisa sobre a variedade dos animais que povoam a terra, ao mesmo tempo que incentiva a criatividade, a imaginação e a escrita.



"E se eu fosse um bicho???"

Investiga o habitat, o comportamento,... de um animal do qual gostes e escreve um pequeno texto (máximo 2 páginas A4) sobre esse animal.
ou
Se preferires, imagina-te um dos animais ("E se eu fosse um bicho???") e escreve um conto, uma banda desenhada ou um poema.

Os textos devem ser enviados para a DGLB, por email ou correio, até ao dia 2 de Maio de 2010.

Consulta o regulamento completo aqui.

Dia Internacional do Livro Infantil 2010


O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se, desde 1967, no dia 2 de Abril, data em que nasceu Hans Christian Andersen, famoso escritor e poeta dinamarquês, autor de "O Patinho Feio", "O Fato Novo do Imperador", "O Soldadinho de Chumbo", "A Menina dos Fósforos", "A Pequena Sereia", "A Princesa e a Ervilha", entre muitos outros.

Podes ler alguns dos seus contos aqui.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Concurso Concelhio de Leitura 2ª Fase - Semi-Final

Realizou- se no dia 3 de Março a Semi- Final do Concurso Concelhio de Leitura " Abrantes a Ler"

Escalão A ( 1º e 2º anos)

Concorreram a esta fase do concurso os seguintes alunos:



Joana Moreno - EB1 Raúl Figueiredo

Inês Mouro - EB1 nº4 de Abrantes

Jennifer Segenmann - EB1 nº5 de Abrantes

Beatriz Rodrigues - EB1 de Alferrarede

Inês Rodrigues - EB1 de Arreciadas

Guilherme Machado - EB1 Carvalhal

Alexandre Bento - EB1 nº2 de Pego

Tiago Ricardo - EB1 de Vale das Mós

O livro escolhido foi " Só um Golinho, Rã", de Piet Grobler.


Os alunos estavam todos muito bem preparados mas, os vencedores foram:

Joana Moreno - EB1 Raúl Figueiredo - 2º ano

Alexandre Bento - EB1 nº2 de Pego - 2º ano


Escalão B ( 3º e 4º anos)

Os concorrentes a este escalão foram:




Tânia Aldeias -EB1 Raúl Figueiredo
Firmino Pombo - EB1 nº4 de Abrantes

Carolina Correia - EB1 nº5 de Abrantes

Jéssica Filipe - EB1 de Alferrarede

Carolina Fernandes - EB1 de Arreciadas

Nuno Pedro - EB1 de Carvalhal

Ana Alves - EB1 nº 2 de Pego
Os alunos responderam oralmente a várias perguntas sobre a obra escolhida " A Princesa Baixinha", de Beatrice Masini.



Ficaram apuradas as alunas:

Carolina Correia - EB1 nº5 de Abrantes

Carolina Fernandes - EB1 de Arreciadas

Estas alunas irão representar o nosso Agrupamento no dia 22 de Abril, na Biblioteca Municipal António Botto.

Todos os alunos receberam um diploma ( vencedores)/ ou um certificado, um ( a) boneco(a) com a identificação, um livro e ainda uma bolsinha de pano para poderem guardar todos os presentes.


Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram!
Boa Sorte para a próxima etapa!





Concurso Concelhio de Leitura 1ª Fase - Fase Escola

Nos dias 18 e 22 de Fevereiro decorreu na Bibiblioteca Escolar, o Concurso Concelhio de Leitura " Abrantes a Ler".
Os livros escolhidos foram os seguintes:
Escalão A ( 1º e 2º anos)



" AEIOU HISTÓRIA DAS CINCO VOGAIS" de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar. Foi elaborado um PowerPoint sobre este livro e as crianças respoderam oralmente às perguntas feitas.
Os alunos estavam muito bem preparados e a vitória foi renhida. No final foi vencedor o aluno:
Alexandre Bento, do segundo ano,turma B.

Escalão B ( 3º e 4º anos)
" O Galo da Velha Luciana" de António Mota.


Apenas se inscreveram três alunos que responderam por escrito a um questionário sobre esta obra.
Registou-se um empate que foi decido com a elaboração de um texto sobre a obra estudada.
Consultado o júri foi decidido que quem iria estar presente na semi- final, na Biblioteca Escolar da Escola 2,3 D. Miguel de Almeida, seria a aluna, Ana Catarina Alves, do terceiro ano Turma C.

domingo, 28 de março de 2010

" LER, OUVIR E CONTAR"

Para dar continuidade ao Projecto "As histórias das nossas avós" a professora bibliotecária leu para as crianças de todas as turmas três histórias de António Torrado do seu livro - Ler, Ouvir e Contar. As histórias lidas foram: "Corre, Corre Cabacinha", "O Pinto Pintão "e "Os três pedidos".


Algumas crianças já conheciam estas histórias mas, em versões diferentes.
De seguida foi proposto aos alunos que recolhessem histórias vividas ou contadas aos seus avós quando eram da sua idade.
Cada história trazida por um aluno será lida à respectiva turma por esse mesmo aluno.
No final, com estas histórias será feito um livro de escola.


Lendas do nosso concelho


Nos 21 e 28 de Janeiro tivemos na nossa escola uma convidada muito especial - a Drª Isilda Jana. Veio falar-nos do seu livro " Histórias à Lareira". Esta actividade foi o ponto de partida para o desenvolvimento do nosso Projecto " As histórias das nossas avós". Este projecto tem como objectivo principal a recolha de histórias e lendas do tempo das nossas avós.

A Drª Isilda contou-nos três histórias recolhidas e escritas por ela. Estas histórias falavam de mouras encantadas, bruxas e lobisomens.
Começou por nos mostrar uma candeia de azeite, utensílio desconhecido para a maioria das crianças.


Estas histórias fazem parte da tradição oral do nosso concelho e uma delas, a das bruxas, passou-se aqui no Pego.

Os nossos alunos estavam deliciados a ouvir estas histórias.






Depois do conto das histórias todos os alunos fizeram uma bonita vassourinha de bruxinha.


Estas vassourinhas foram feitas de moitas e paus.


As vassourinhas ficaram lindas!



Foi uma actividade muito interessante e os alunos mostraram-se motivados e empenhados.


quarta-feira, 17 de março de 2010

"Que Cambada de Malucos!" - Turma B


A Joaquina amava o José. O José amava a Joaquina. Estavam noivos e planeavam casar. Mas os pais da Joaquina opunham-se ao casamento. Diziam que o José era muito desvairado.

O José e a Joaquina resolvem ir dar uma volta. Haviam de provar aos pais da Joaquina que havia pessoas mais tontas que o José.


Logo no início do passeio, deparam-se com um casamento. O noivo muito gago, o padre e os convidados esperavam impacientes pela noiva. Esta aparece esbaforida. Tinha estado a semear as flores para o seu ramo, mas elas demoravam a nascer.
- E regaste-as, minha filha? - pergunta o padre.
- Filha? O senhor é meu pai? Bolas, assim tenho dois pais! - lamenta-se a noiva.

A Joaquina descansa o José. Mal chegasse a casa iria semear as flores para o seu ramo de noiva. Não ia esperar pela manhã do dia do casamento.


Mais à frente, encontram uma velhinha que perdera os óculos e não via "um boi numa curva" e dois soldados. Um via uma raposa a andar de skate, o outro um leão a voar. E os leões nem voam!


Conversa de malucos, concluem o José e a Joaquina.

Começou a chover. Um homem entretém-se a contar os pingos de chuva que lhe acertam na cabeça - um... dois... três... quatro, cinco, seis...; uma mulher tenciona semear moedas e dois outros homens tentam derrubar um muro atirando-lhe... tomates!


- Que cambada de malucos! -dizem o José e a Joaquina.

-Vamos voltar para casa, já temos o que contar aos teus pais. Já lhes podemos provar que há gente muito mais desvairada do que eu! - conclui o José.

Os alunos da turma B e a respectiva professora atribuíram a este projecto... um grande sorriso!

"O Nabo, Nabão"- Turma A

Numa linda manhã, um velho magrinho, o Manel, e uma velhota rechonchuda, a Maria, resolvem semear nabos. A borboleta elogia o dia e o pássaro quer comer as sementes.

O nabo cresce a olhos vistos e é chegada a hora de o arrancar. O velho sozinho não consegue e chama a sua Maria. Os dois não conseguem e chamam uma rapariga. Os três não conseguem e chamam o irmão da rapariga. Mas, os quatro juntos também não o conseguem arrancar e acabam por desistir.
Um robô que por ali passava vê o nabo, nabão e resolve arrancá-lo. Não consegue. Chama a formiga que se recusa a ajudar por ser muito pequenina. Então aparecem o leão e o coelho prontos para o nabo arrancar. Puxam, puxam, puxam... e nada! O nabo continua bem enterrado.

Uma vizinha curiosa tenta arrancar o nabo, nabão. Um cavalo guloso cobiça as suas folhas tenrinhas e a girafa também quer um bocadinho. Mas o velho magrinho aparece e expulsa-os da sua horta.

O velhinho Manel tenta mais uma vez arrancar o nabo. O cão oferece-se para o ajudar. O gato e o rato também aparecem para dar uma mãozinha (ou melhor, uma patinha) e até a formiga , desta vez, ajuda a puxar. E os cinco puxam, puxam, puxam... e arrancam o nabo, nabão!

Que bela sopa vão fazer!

Os meninos da turma A e a respectiva professora avaliaram o projecto com um grande sorriso!

Projecto "Dar Vida às Palavras"

Os meninos do 1.º ciclo não têm dado notícias. Andam muito caladinhos, cheios de segredos. O que andarão a preparar?

Hoje desvendámos o mistério: estiveram envolvidos no projecto "Dar Vida às Palavras". Este projecto, apresentado pela animadora socioeducativa, Celeste Santos, e dinamizado por ela e pela professora bibliotecária, Alda Serras, começou em Janeiro com a leitura de dois contos.


A turma A (1.º e 2.º anos) leu "O Nabo Gigante", de António Mota.

A turma B (3.º e 4.º anos) leu "A Machada Machadinha do José e da Joaquina", de António Torrado.

Depois, cada aluno escolheu uma personagem do conto e construiu o seu fantoche.

Seguiu-se uma actividade de escrita criativa. Em grande grupo, os alunos recontaram a história e, como quem conta um conto..., com muita imaginação e uma boa dose de criatividade, o texto final ficou muito diferente do original.

De seguida, foi preciso ensaiar. Cada menino decorou o seu papel e treinou a manipulação do fantoche.

Hoje, perante uns convidados muito especiais - os menos do Jardim de Infância de Carvalhal- as duas turmas fizeram a apresentação das suas peças de fantoches: "O Nabo, Nabão" - turma A e "Que Cambada de Malucos!" - turma B.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Concurso Concelhio de Leitura - semi-final

O Guilherme Machado, da turma A, e o Nuno Pedro, da turma B, participaram na semi-final do Concurso Concelhio de Leitura que se realizou no dia 3 de Março, na BE da E.B. 2,3 D. Miguel de Almeida, escola sede do Agrupamento. Apesar de não se terem apurado para a final, estão os dois de parabéns, pois mostraram conhecer bem o livro a concurso - "Só um Golinho, Rã," de Piet Grobler e "A Princesa Baixinha", de Beatrice Masini.



Os alunos concorrentes do escalão A eram 8:

Beatriz Rodrigues - EB1 de Alferrarede
Tiago Ricardo - EB1 de Vale das Mós
Inês Rodrigues - EB1 de Arreciadas
Joana Moreno- EB1 Raúl Figueiredo
Jennifer Legessenmann - EB1 n.º 5 de Abrantes
Guilherme Machado - EB1 de Carvalhal
Inês Mouro - EB1 n.º 4 de Abrantes
Alexandre Bento - EB1 de Pego

Concorreram 7 alunos ao escalão B (3.º e 4.º anos):

Jéssica Filipe - EB1 de Alferrarede
Carolina Fernandes - EB1 de Arreciadas
Tânia Aldeias - EB1 Raúl Figueiredo
Carolina Correia - EB1 n.º 5 de Abrantes
Nuno Pedro - EB1 de Carvalhal
Firmino Pombo - EB1 n.º 4 de Abrantes
Ana Alves - EB1 de Pego

Para a final do concurso, foram apurados os alunos Joana Moreno e Alexandre Bento (escalão A) e Carolina Fernandes e Carolina Correia (escalão B). Parabéns!


No final, todos receberam das mãos do Professor Jorge Beirão, Director do Agrupamento, um prémio pela sua participação.