domingo, 28 de março de 2010


Lendas do nosso concelho


Nos 21 e 28 de Janeiro tivemos na nossa escola uma convidada muito especial - a Drª Isilda Jana. Veio falar-nos do seu livro " Histórias à Lareira". Esta actividade foi o ponto de partida para o desenvolvimento do nosso Projecto " As histórias das nossas avós". Este projecto tem como objectivo principal a recolha de histórias e lendas do tempo das nossas avós.

A Drª Isilda contou-nos três histórias recolhidas e escritas por ela. Estas histórias falavam de mouras encantadas, bruxas e lobisomens.
Começou por nos mostrar uma candeia de azeite, utensílio desconhecido para a maioria das crianças.


Estas histórias fazem parte da tradição oral do nosso concelho e uma delas, a das bruxas, passou-se aqui no Pego.

Os nossos alunos estavam deliciados a ouvir estas histórias.






Depois do conto das histórias todos os alunos fizeram uma bonita vassourinha de bruxinha.


Estas vassourinhas foram feitas de moitas e paus.


As vassourinhas ficaram lindas!



Foi uma actividade muito interessante e os alunos mostraram-se motivados e empenhados.


quarta-feira, 17 de março de 2010

"Que Cambada de Malucos!" - Turma B


A Joaquina amava o José. O José amava a Joaquina. Estavam noivos e planeavam casar. Mas os pais da Joaquina opunham-se ao casamento. Diziam que o José era muito desvairado.

O José e a Joaquina resolvem ir dar uma volta. Haviam de provar aos pais da Joaquina que havia pessoas mais tontas que o José.


Logo no início do passeio, deparam-se com um casamento. O noivo muito gago, o padre e os convidados esperavam impacientes pela noiva. Esta aparece esbaforida. Tinha estado a semear as flores para o seu ramo, mas elas demoravam a nascer.
- E regaste-as, minha filha? - pergunta o padre.
- Filha? O senhor é meu pai? Bolas, assim tenho dois pais! - lamenta-se a noiva.

A Joaquina descansa o José. Mal chegasse a casa iria semear as flores para o seu ramo de noiva. Não ia esperar pela manhã do dia do casamento.


Mais à frente, encontram uma velhinha que perdera os óculos e não via "um boi numa curva" e dois soldados. Um via uma raposa a andar de skate, o outro um leão a voar. E os leões nem voam!


Conversa de malucos, concluem o José e a Joaquina.

Começou a chover. Um homem entretém-se a contar os pingos de chuva que lhe acertam na cabeça - um... dois... três... quatro, cinco, seis...; uma mulher tenciona semear moedas e dois outros homens tentam derrubar um muro atirando-lhe... tomates!


- Que cambada de malucos! -dizem o José e a Joaquina.

-Vamos voltar para casa, já temos o que contar aos teus pais. Já lhes podemos provar que há gente muito mais desvairada do que eu! - conclui o José.

Os alunos da turma B e a respectiva professora atribuíram a este projecto... um grande sorriso!

"O Nabo, Nabão"- Turma A

Numa linda manhã, um velho magrinho, o Manel, e uma velhota rechonchuda, a Maria, resolvem semear nabos. A borboleta elogia o dia e o pássaro quer comer as sementes.

O nabo cresce a olhos vistos e é chegada a hora de o arrancar. O velho sozinho não consegue e chama a sua Maria. Os dois não conseguem e chamam uma rapariga. Os três não conseguem e chamam o irmão da rapariga. Mas, os quatro juntos também não o conseguem arrancar e acabam por desistir.
Um robô que por ali passava vê o nabo, nabão e resolve arrancá-lo. Não consegue. Chama a formiga que se recusa a ajudar por ser muito pequenina. Então aparecem o leão e o coelho prontos para o nabo arrancar. Puxam, puxam, puxam... e nada! O nabo continua bem enterrado.

Uma vizinha curiosa tenta arrancar o nabo, nabão. Um cavalo guloso cobiça as suas folhas tenrinhas e a girafa também quer um bocadinho. Mas o velho magrinho aparece e expulsa-os da sua horta.

O velhinho Manel tenta mais uma vez arrancar o nabo. O cão oferece-se para o ajudar. O gato e o rato também aparecem para dar uma mãozinha (ou melhor, uma patinha) e até a formiga , desta vez, ajuda a puxar. E os cinco puxam, puxam, puxam... e arrancam o nabo, nabão!

Que bela sopa vão fazer!

Os meninos da turma A e a respectiva professora avaliaram o projecto com um grande sorriso!

Projecto "Dar Vida às Palavras"

Os meninos do 1.º ciclo não têm dado notícias. Andam muito caladinhos, cheios de segredos. O que andarão a preparar?

Hoje desvendámos o mistério: estiveram envolvidos no projecto "Dar Vida às Palavras". Este projecto, apresentado pela animadora socioeducativa, Celeste Santos, e dinamizado por ela e pela professora bibliotecária, Alda Serras, começou em Janeiro com a leitura de dois contos.


A turma A (1.º e 2.º anos) leu "O Nabo Gigante", de António Mota.

A turma B (3.º e 4.º anos) leu "A Machada Machadinha do José e da Joaquina", de António Torrado.

Depois, cada aluno escolheu uma personagem do conto e construiu o seu fantoche.

Seguiu-se uma actividade de escrita criativa. Em grande grupo, os alunos recontaram a história e, como quem conta um conto..., com muita imaginação e uma boa dose de criatividade, o texto final ficou muito diferente do original.

De seguida, foi preciso ensaiar. Cada menino decorou o seu papel e treinou a manipulação do fantoche.

Hoje, perante uns convidados muito especiais - os menos do Jardim de Infância de Carvalhal- as duas turmas fizeram a apresentação das suas peças de fantoches: "O Nabo, Nabão" - turma A e "Que Cambada de Malucos!" - turma B.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Concurso Concelhio de Leitura - semi-final

O Guilherme Machado, da turma A, e o Nuno Pedro, da turma B, participaram na semi-final do Concurso Concelhio de Leitura que se realizou no dia 3 de Março, na BE da E.B. 2,3 D. Miguel de Almeida, escola sede do Agrupamento. Apesar de não se terem apurado para a final, estão os dois de parabéns, pois mostraram conhecer bem o livro a concurso - "Só um Golinho, Rã," de Piet Grobler e "A Princesa Baixinha", de Beatrice Masini.



Os alunos concorrentes do escalão A eram 8:

Beatriz Rodrigues - EB1 de Alferrarede
Tiago Ricardo - EB1 de Vale das Mós
Inês Rodrigues - EB1 de Arreciadas
Joana Moreno- EB1 Raúl Figueiredo
Jennifer Legessenmann - EB1 n.º 5 de Abrantes
Guilherme Machado - EB1 de Carvalhal
Inês Mouro - EB1 n.º 4 de Abrantes
Alexandre Bento - EB1 de Pego

Concorreram 7 alunos ao escalão B (3.º e 4.º anos):

Jéssica Filipe - EB1 de Alferrarede
Carolina Fernandes - EB1 de Arreciadas
Tânia Aldeias - EB1 Raúl Figueiredo
Carolina Correia - EB1 n.º 5 de Abrantes
Nuno Pedro - EB1 de Carvalhal
Firmino Pombo - EB1 n.º 4 de Abrantes
Ana Alves - EB1 de Pego

Para a final do concurso, foram apurados os alunos Joana Moreno e Alexandre Bento (escalão A) e Carolina Fernandes e Carolina Correia (escalão B). Parabéns!


No final, todos receberam das mãos do Professor Jorge Beirão, Director do Agrupamento, um prémio pela sua participação.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados e da Amizade


Para comemorarem este dia, as crianças, do Jardim de Infância visualizaram as histórias " O Sapo Apaixonado" e " A ovelhinha que veio para o Jantar," em PowerPoint.

Em seguida, fizeram desenhos sobre a história " O Sapo Apaixonado".







Ficaram lindos os desenhos!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uma experiência diferente

O senhor Trindade já esteve na nossa BE, duas vezes. Uma pela altura da feira do livro, como músico da tuna da UTIA, e no dia 10 de Fevereiro, como dinamizador de uma actividade de pintura. Este senhor dá aulas de Artes Visuais na UTIA e está sempre disponível para colaborar em iniciativas que lhe são propostas.

Após uma breve apresentação o senhor Trindade pôs os alunos do segundo ano turma C a pintarem. O tema também era o "Cor de Laranja". Os quadros já estavam desenhados, agora era preciso pintá-los. Todos ajudámos e no final os trabalhos ficaram lindos.






Parabéns a todos! E um muito obrigado ao senhor Trindade.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Experimentando aprendemos

A professora Fernanda que lecciona o primeiro ano de escolaridade, turma B convidou a professora Cristina para vir desenvolver uma actividade na BE e que está relacionada com o projecto" Brincando com as cores."

Tal como a professora Paula, a professora Cristina também é professora de Artes Visuais e pertence ao Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida.
A Professora Cristina começou por apresentar como se obtém cor de laranja através da experimentação e visualização.

De seguida a professora juntou outras cores primárias e os alunos estavam surpreendidos com os resultados.


Voltando ao livro a professora solicitou aos alunos que descobrissem dentro da sala de aula "coisas" que tivessem a cor laranja e os alunos foram perspicazes.
Depois a professora pediu-lhes que dissessem coisas do exterior que também tivessem a cor laranja. Agora era a vez dos alunos exprimirem as suas emoções. Os desenhos já estavam traçados e a tarefa dos alunos era pintá-los.
É visível o empenho e felicidade das crianças.

No final os trabalhos ficaram assim:



Esta linda pintura foi realizada pela Érica.



Parabéns aos pintores e à professora Cristina pela actividade que desenvolveu com os meninos.