terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Experimentando aprendemos

A professora Fernanda que lecciona o primeiro ano de escolaridade, turma B convidou a professora Cristina para vir desenvolver uma actividade na BE e que está relacionada com o projecto" Brincando com as cores."

Tal como a professora Paula, a professora Cristina também é professora de Artes Visuais e pertence ao Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida.
A Professora Cristina começou por apresentar como se obtém cor de laranja através da experimentação e visualização.

De seguida a professora juntou outras cores primárias e os alunos estavam surpreendidos com os resultados.


Voltando ao livro a professora solicitou aos alunos que descobrissem dentro da sala de aula "coisas" que tivessem a cor laranja e os alunos foram perspicazes.
Depois a professora pediu-lhes que dissessem coisas do exterior que também tivessem a cor laranja. Agora era a vez dos alunos exprimirem as suas emoções. Os desenhos já estavam traçados e a tarefa dos alunos era pintá-los.
É visível o empenho e felicidade das crianças.

No final os trabalhos ficaram assim:



Esta linda pintura foi realizada pela Érica.



Parabéns aos pintores e à professora Cristina pela actividade que desenvolveu com os meninos.

Brincando com as tintas

No dia 9 de Fevereiro veio à nossa escola a professora de Artes Visuais, Paula Gaio. Esta professora lecciona no Agrupamento D. Miguel de Almeida, ou seja, no Agrupamento a que também pertencemos.
É importante trazermos à nossa BE professores que possuem outras experiências e conhecimentos, porque assim podemos partilhar as nossas ideias e aumentar o nosso saber.

Também se torna importante porque assim podemos aproximar mais os vários níveis de ensino e conhecermos melhor cada realidade.

A professora Paula começou por apresentar um cartaz cor de laranja com um poema " A dança das cores".

Pediu alunos voluntários para lerem as diferentes quadras.

A partir do livro " Como se faz cor de laranja"começou por apresentar colins com a cor amarela e magenta e em tubos de ensaio fez a mistura , com a participação dos alunos para obter cor de laranja.

Seguiu-se a apresentação das outras cores e a mistura das mesmas para obtenção de novas cores: verde, roxo, castanho, preto...

Nesta altura falou de cores primárias, secundárias e neutras.


Os alunos estavam curiosos e observavam todos os movimentos da professora com muita atenção.
Agora que as crianças já tinham feito jogos de cores a professora Paula lançou-lhes um desafio, como proposta de trabalho.

A árvore do esquimó


Imagina que tens um correspondente com o qual trocas cartas em inglês. Esse amigo é esquimó.

Numa dessas cartas falas de uma árvore de que gostas muito e descreves-lhe por palavras a beleza dessa árvore.

O esquimó admirado responde-te que não sabe o que é uma árvore e pede-te mais pormenores.

Depois de pensares na melhor forma de lhe responderes, decides desenhar uma árvore.

Assim, usando uma folha de papel cavalinho A3 e materiais de pintura pinta essa árvore para enviares ao esquimó.


Essa árvore é uma laranjeira!


( cada aluno tinha a sua folha)


Os alunos aderiram com entusiasmo e o resultado do trabalho está aqui!

Obrigada, professora Paula, gostámos muito!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vamos desenhar e pintar com professor Pedro

No dia 03 de Fevereiro veio trabalhar com a turma E ( terceiro ano ) o professor Pedro Gouveia. Mostrou aos alunos alguns trabalhos de Miró. Os temas abordados foram " Os Rostos e a Paisagem".

Os alunos observaram diversos exemplos de obras de arte e mostraram-se interessados e curiosos.




Depois de uma breve apresentação destes trabalhos o professor apresentou duas propostas de trabalho e cada criança optava por aquela que mais gostasse - Hetero- retrato - ou paisagem.


Os alunos que escolhessem a paisagem poderiam realizar o trabalho em grupo.


Os alunos mostraram-se motivados e organizaram-se com facilidade.



Registou-se uma boa colaboração e dinâmica no trabalho de grupo.

Não houve tempo para concluir os trabalhos na totalidade mas, os alunos revelaram-se bons artistas!

Os pequenos pintores

Presentemente encontramo-nos a desenvolver a segunda fase do nosso projecto.

- Vinda de artistas à escola-
Os alunos da turma D foram os primeiros a desenvolver esta actividade, com eles encontra-se a trabalhar o Sérgio Vieira, é um jovem formado em Artes Visuais e, desenvolve a sua actividade profissional, na Palha de Abrantes.

O Sérgio é muito paciente e falou às nossas crianças de alguns pintores famosos como Van Gogh, Henri Rosseau, mostrou-lhes fotografias de quadros desses mesmos artistas...

Falhou-lhes de algumas curiosidades sobre a vida e a obra de Van Gogh.
Este é um dos muitos quadros de Van Gogh - Os girassóis ( um dos mais conhecidos).



De seguida o Sérgio falou de Henri Rosseau, pintor francês.

Aqui estão representadas algumas das suas obras mais conhecidas.


Paisagem Tropical



Retrato


De seguida os alunos foram realizar a sua primeira tarefa que era: traçado de perfis e frentes de figuras humanas. Mas, primeiro observaram como deveriam fazê-la.


E, cá estão os nossos pequenos artistas todos entusiasmados.




No final, pudemos observar bonitos trabalhos!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Uma aventura na biblioteca

Convidámos uma amiga muito especial a Anabela Diogo. A Anabela é a coordenadora da BE Carlos Cécio, de Constância. Ela aceitou o convite de vir ler a história " Como se faz cor de Laranja", para os meninos das turmas A ( 4º ano), D ( 3º e 4º anos) e E ( 3º ano).
Começou por vender "um bilhete" de entrada que consistiu na troca de um " sorriso" ou " um bom-dia".


Antes de iniciar a leitura da história deliciou as crianças com com sua mala de sonhos e fantasias.





























De seguida leu para os meninos a história " Como se faz cor de laranja".































Por fim e num clima de grande satisfação todos disseram e mimaram uma lengalenga " Os nafagafinhos".















As crianças adoraram esta actividade. Parabéns Anabela!

Os nossos pequenos pintores

Projecto " BRINCANDO COM AS CORES"


Presentemente andamos a desenvolver um projecto em que envolvemos vários parceiros da comunidade escolar.

Este projecto é composto por quatro fases. Na primeira fase foi apresentado aos alunos de todas as turmas, o livro, " Como se faz cor de laranja", de António Torrado.


A história foi apresentada aos alunos das turmas B (1º ano) e C ( 2º ano) pelo Artur Marques, animador sócio - cultural da Biblioteca Municipal António Botto.
Os alunos gostaram da apresentação e compreenderam a história.
Obrigado, Artur!

Chegaram os marcadores do Canadá

Bibliomarcadores

Durante uma semana e meia estiveram expostos os marcadores que recebemos da Bairdomore School, uma escola canadiana com quem fizemos intercâmbio de marcadores.
Estávamos ansiosos que chegassem, achámos esta experiência muito interessante.

Estes marcadores retratam um pouco a cultura dos habitantes da cidade de Winnipeg.