quarta-feira, 17 de março de 2010

"O Nabo, Nabão"- Turma A

Numa linda manhã, um velho magrinho, o Manel, e uma velhota rechonchuda, a Maria, resolvem semear nabos. A borboleta elogia o dia e o pássaro quer comer as sementes.

O nabo cresce a olhos vistos e é chegada a hora de o arrancar. O velho sozinho não consegue e chama a sua Maria. Os dois não conseguem e chamam uma rapariga. Os três não conseguem e chamam o irmão da rapariga. Mas, os quatro juntos também não o conseguem arrancar e acabam por desistir.
Um robô que por ali passava vê o nabo, nabão e resolve arrancá-lo. Não consegue. Chama a formiga que se recusa a ajudar por ser muito pequenina. Então aparecem o leão e o coelho prontos para o nabo arrancar. Puxam, puxam, puxam... e nada! O nabo continua bem enterrado.

Uma vizinha curiosa tenta arrancar o nabo, nabão. Um cavalo guloso cobiça as suas folhas tenrinhas e a girafa também quer um bocadinho. Mas o velho magrinho aparece e expulsa-os da sua horta.

O velhinho Manel tenta mais uma vez arrancar o nabo. O cão oferece-se para o ajudar. O gato e o rato também aparecem para dar uma mãozinha (ou melhor, uma patinha) e até a formiga , desta vez, ajuda a puxar. E os cinco puxam, puxam, puxam... e arrancam o nabo, nabão!

Que bela sopa vão fazer!

Os meninos da turma A e a respectiva professora avaliaram o projecto com um grande sorriso!

Projecto "Dar Vida às Palavras"

Os meninos do 1.º ciclo não têm dado notícias. Andam muito caladinhos, cheios de segredos. O que andarão a preparar?

Hoje desvendámos o mistério: estiveram envolvidos no projecto "Dar Vida às Palavras". Este projecto, apresentado pela animadora socioeducativa, Celeste Santos, e dinamizado por ela e pela professora bibliotecária, Alda Serras, começou em Janeiro com a leitura de dois contos.


A turma A (1.º e 2.º anos) leu "O Nabo Gigante", de António Mota.

A turma B (3.º e 4.º anos) leu "A Machada Machadinha do José e da Joaquina", de António Torrado.

Depois, cada aluno escolheu uma personagem do conto e construiu o seu fantoche.

Seguiu-se uma actividade de escrita criativa. Em grande grupo, os alunos recontaram a história e, como quem conta um conto..., com muita imaginação e uma boa dose de criatividade, o texto final ficou muito diferente do original.

De seguida, foi preciso ensaiar. Cada menino decorou o seu papel e treinou a manipulação do fantoche.

Hoje, perante uns convidados muito especiais - os menos do Jardim de Infância de Carvalhal- as duas turmas fizeram a apresentação das suas peças de fantoches: "O Nabo, Nabão" - turma A e "Que Cambada de Malucos!" - turma B.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Concurso Concelhio de Leitura - semi-final

O Guilherme Machado, da turma A, e o Nuno Pedro, da turma B, participaram na semi-final do Concurso Concelhio de Leitura que se realizou no dia 3 de Março, na BE da E.B. 2,3 D. Miguel de Almeida, escola sede do Agrupamento. Apesar de não se terem apurado para a final, estão os dois de parabéns, pois mostraram conhecer bem o livro a concurso - "Só um Golinho, Rã," de Piet Grobler e "A Princesa Baixinha", de Beatrice Masini.



Os alunos concorrentes do escalão A eram 8:

Beatriz Rodrigues - EB1 de Alferrarede
Tiago Ricardo - EB1 de Vale das Mós
Inês Rodrigues - EB1 de Arreciadas
Joana Moreno- EB1 Raúl Figueiredo
Jennifer Legessenmann - EB1 n.º 5 de Abrantes
Guilherme Machado - EB1 de Carvalhal
Inês Mouro - EB1 n.º 4 de Abrantes
Alexandre Bento - EB1 de Pego

Concorreram 7 alunos ao escalão B (3.º e 4.º anos):

Jéssica Filipe - EB1 de Alferrarede
Carolina Fernandes - EB1 de Arreciadas
Tânia Aldeias - EB1 Raúl Figueiredo
Carolina Correia - EB1 n.º 5 de Abrantes
Nuno Pedro - EB1 de Carvalhal
Firmino Pombo - EB1 n.º 4 de Abrantes
Ana Alves - EB1 de Pego

Para a final do concurso, foram apurados os alunos Joana Moreno e Alexandre Bento (escalão A) e Carolina Fernandes e Carolina Correia (escalão B). Parabéns!


No final, todos receberam das mãos do Professor Jorge Beirão, Director do Agrupamento, um prémio pela sua participação.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados e da Amizade


Para comemorarem este dia, as crianças, do Jardim de Infância visualizaram as histórias " O Sapo Apaixonado" e " A ovelhinha que veio para o Jantar," em PowerPoint.

Em seguida, fizeram desenhos sobre a história " O Sapo Apaixonado".







Ficaram lindos os desenhos!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uma experiência diferente

O senhor Trindade já esteve na nossa BE, duas vezes. Uma pela altura da feira do livro, como músico da tuna da UTIA, e no dia 10 de Fevereiro, como dinamizador de uma actividade de pintura. Este senhor dá aulas de Artes Visuais na UTIA e está sempre disponível para colaborar em iniciativas que lhe são propostas.

Após uma breve apresentação o senhor Trindade pôs os alunos do segundo ano turma C a pintarem. O tema também era o "Cor de Laranja". Os quadros já estavam desenhados, agora era preciso pintá-los. Todos ajudámos e no final os trabalhos ficaram lindos.






Parabéns a todos! E um muito obrigado ao senhor Trindade.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Experimentando aprendemos

A professora Fernanda que lecciona o primeiro ano de escolaridade, turma B convidou a professora Cristina para vir desenvolver uma actividade na BE e que está relacionada com o projecto" Brincando com as cores."

Tal como a professora Paula, a professora Cristina também é professora de Artes Visuais e pertence ao Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida.
A Professora Cristina começou por apresentar como se obtém cor de laranja através da experimentação e visualização.

De seguida a professora juntou outras cores primárias e os alunos estavam surpreendidos com os resultados.


Voltando ao livro a professora solicitou aos alunos que descobrissem dentro da sala de aula "coisas" que tivessem a cor laranja e os alunos foram perspicazes.
Depois a professora pediu-lhes que dissessem coisas do exterior que também tivessem a cor laranja. Agora era a vez dos alunos exprimirem as suas emoções. Os desenhos já estavam traçados e a tarefa dos alunos era pintá-los.
É visível o empenho e felicidade das crianças.

No final os trabalhos ficaram assim:



Esta linda pintura foi realizada pela Érica.



Parabéns aos pintores e à professora Cristina pela actividade que desenvolveu com os meninos.

Brincando com as tintas

No dia 9 de Fevereiro veio à nossa escola a professora de Artes Visuais, Paula Gaio. Esta professora lecciona no Agrupamento D. Miguel de Almeida, ou seja, no Agrupamento a que também pertencemos.
É importante trazermos à nossa BE professores que possuem outras experiências e conhecimentos, porque assim podemos partilhar as nossas ideias e aumentar o nosso saber.

Também se torna importante porque assim podemos aproximar mais os vários níveis de ensino e conhecermos melhor cada realidade.

A professora Paula começou por apresentar um cartaz cor de laranja com um poema " A dança das cores".

Pediu alunos voluntários para lerem as diferentes quadras.

A partir do livro " Como se faz cor de laranja"começou por apresentar colins com a cor amarela e magenta e em tubos de ensaio fez a mistura , com a participação dos alunos para obter cor de laranja.

Seguiu-se a apresentação das outras cores e a mistura das mesmas para obtenção de novas cores: verde, roxo, castanho, preto...

Nesta altura falou de cores primárias, secundárias e neutras.


Os alunos estavam curiosos e observavam todos os movimentos da professora com muita atenção.
Agora que as crianças já tinham feito jogos de cores a professora Paula lançou-lhes um desafio, como proposta de trabalho.

A árvore do esquimó


Imagina que tens um correspondente com o qual trocas cartas em inglês. Esse amigo é esquimó.

Numa dessas cartas falas de uma árvore de que gostas muito e descreves-lhe por palavras a beleza dessa árvore.

O esquimó admirado responde-te que não sabe o que é uma árvore e pede-te mais pormenores.

Depois de pensares na melhor forma de lhe responderes, decides desenhar uma árvore.

Assim, usando uma folha de papel cavalinho A3 e materiais de pintura pinta essa árvore para enviares ao esquimó.


Essa árvore é uma laranjeira!


( cada aluno tinha a sua folha)


Os alunos aderiram com entusiasmo e o resultado do trabalho está aqui!

Obrigada, professora Paula, gostámos muito!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vamos desenhar e pintar com professor Pedro

No dia 03 de Fevereiro veio trabalhar com a turma E ( terceiro ano ) o professor Pedro Gouveia. Mostrou aos alunos alguns trabalhos de Miró. Os temas abordados foram " Os Rostos e a Paisagem".

Os alunos observaram diversos exemplos de obras de arte e mostraram-se interessados e curiosos.




Depois de uma breve apresentação destes trabalhos o professor apresentou duas propostas de trabalho e cada criança optava por aquela que mais gostasse - Hetero- retrato - ou paisagem.


Os alunos que escolhessem a paisagem poderiam realizar o trabalho em grupo.


Os alunos mostraram-se motivados e organizaram-se com facilidade.



Registou-se uma boa colaboração e dinâmica no trabalho de grupo.

Não houve tempo para concluir os trabalhos na totalidade mas, os alunos revelaram-se bons artistas!