domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados e da Amizade


Para comemorarem este dia, as crianças, do Jardim de Infância visualizaram as histórias " O Sapo Apaixonado" e " A ovelhinha que veio para o Jantar," em PowerPoint.

Em seguida, fizeram desenhos sobre a história " O Sapo Apaixonado".







Ficaram lindos os desenhos!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uma experiência diferente

O senhor Trindade já esteve na nossa BE, duas vezes. Uma pela altura da feira do livro, como músico da tuna da UTIA, e no dia 10 de Fevereiro, como dinamizador de uma actividade de pintura. Este senhor dá aulas de Artes Visuais na UTIA e está sempre disponível para colaborar em iniciativas que lhe são propostas.

Após uma breve apresentação o senhor Trindade pôs os alunos do segundo ano turma C a pintarem. O tema também era o "Cor de Laranja". Os quadros já estavam desenhados, agora era preciso pintá-los. Todos ajudámos e no final os trabalhos ficaram lindos.






Parabéns a todos! E um muito obrigado ao senhor Trindade.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Experimentando aprendemos

A professora Fernanda que lecciona o primeiro ano de escolaridade, turma B convidou a professora Cristina para vir desenvolver uma actividade na BE e que está relacionada com o projecto" Brincando com as cores."

Tal como a professora Paula, a professora Cristina também é professora de Artes Visuais e pertence ao Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida.
A Professora Cristina começou por apresentar como se obtém cor de laranja através da experimentação e visualização.

De seguida a professora juntou outras cores primárias e os alunos estavam surpreendidos com os resultados.


Voltando ao livro a professora solicitou aos alunos que descobrissem dentro da sala de aula "coisas" que tivessem a cor laranja e os alunos foram perspicazes.
Depois a professora pediu-lhes que dissessem coisas do exterior que também tivessem a cor laranja. Agora era a vez dos alunos exprimirem as suas emoções. Os desenhos já estavam traçados e a tarefa dos alunos era pintá-los.
É visível o empenho e felicidade das crianças.

No final os trabalhos ficaram assim:



Esta linda pintura foi realizada pela Érica.



Parabéns aos pintores e à professora Cristina pela actividade que desenvolveu com os meninos.

Brincando com as tintas

No dia 9 de Fevereiro veio à nossa escola a professora de Artes Visuais, Paula Gaio. Esta professora lecciona no Agrupamento D. Miguel de Almeida, ou seja, no Agrupamento a que também pertencemos.
É importante trazermos à nossa BE professores que possuem outras experiências e conhecimentos, porque assim podemos partilhar as nossas ideias e aumentar o nosso saber.

Também se torna importante porque assim podemos aproximar mais os vários níveis de ensino e conhecermos melhor cada realidade.

A professora Paula começou por apresentar um cartaz cor de laranja com um poema " A dança das cores".

Pediu alunos voluntários para lerem as diferentes quadras.

A partir do livro " Como se faz cor de laranja"começou por apresentar colins com a cor amarela e magenta e em tubos de ensaio fez a mistura , com a participação dos alunos para obter cor de laranja.

Seguiu-se a apresentação das outras cores e a mistura das mesmas para obtenção de novas cores: verde, roxo, castanho, preto...

Nesta altura falou de cores primárias, secundárias e neutras.


Os alunos estavam curiosos e observavam todos os movimentos da professora com muita atenção.
Agora que as crianças já tinham feito jogos de cores a professora Paula lançou-lhes um desafio, como proposta de trabalho.

A árvore do esquimó


Imagina que tens um correspondente com o qual trocas cartas em inglês. Esse amigo é esquimó.

Numa dessas cartas falas de uma árvore de que gostas muito e descreves-lhe por palavras a beleza dessa árvore.

O esquimó admirado responde-te que não sabe o que é uma árvore e pede-te mais pormenores.

Depois de pensares na melhor forma de lhe responderes, decides desenhar uma árvore.

Assim, usando uma folha de papel cavalinho A3 e materiais de pintura pinta essa árvore para enviares ao esquimó.


Essa árvore é uma laranjeira!


( cada aluno tinha a sua folha)


Os alunos aderiram com entusiasmo e o resultado do trabalho está aqui!

Obrigada, professora Paula, gostámos muito!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vamos desenhar e pintar com professor Pedro

No dia 03 de Fevereiro veio trabalhar com a turma E ( terceiro ano ) o professor Pedro Gouveia. Mostrou aos alunos alguns trabalhos de Miró. Os temas abordados foram " Os Rostos e a Paisagem".

Os alunos observaram diversos exemplos de obras de arte e mostraram-se interessados e curiosos.




Depois de uma breve apresentação destes trabalhos o professor apresentou duas propostas de trabalho e cada criança optava por aquela que mais gostasse - Hetero- retrato - ou paisagem.


Os alunos que escolhessem a paisagem poderiam realizar o trabalho em grupo.


Os alunos mostraram-se motivados e organizaram-se com facilidade.



Registou-se uma boa colaboração e dinâmica no trabalho de grupo.

Não houve tempo para concluir os trabalhos na totalidade mas, os alunos revelaram-se bons artistas!

Os pequenos pintores

Presentemente encontramo-nos a desenvolver a segunda fase do nosso projecto.

- Vinda de artistas à escola-
Os alunos da turma D foram os primeiros a desenvolver esta actividade, com eles encontra-se a trabalhar o Sérgio Vieira, é um jovem formado em Artes Visuais e, desenvolve a sua actividade profissional, na Palha de Abrantes.

O Sérgio é muito paciente e falou às nossas crianças de alguns pintores famosos como Van Gogh, Henri Rosseau, mostrou-lhes fotografias de quadros desses mesmos artistas...

Falhou-lhes de algumas curiosidades sobre a vida e a obra de Van Gogh.
Este é um dos muitos quadros de Van Gogh - Os girassóis ( um dos mais conhecidos).



De seguida o Sérgio falou de Henri Rosseau, pintor francês.

Aqui estão representadas algumas das suas obras mais conhecidas.


Paisagem Tropical



Retrato


De seguida os alunos foram realizar a sua primeira tarefa que era: traçado de perfis e frentes de figuras humanas. Mas, primeiro observaram como deveriam fazê-la.


E, cá estão os nossos pequenos artistas todos entusiasmados.




No final, pudemos observar bonitos trabalhos!