domingo, 14 de fevereiro de 2010

Uma aventura na biblioteca

Convidámos uma amiga muito especial a Anabela Diogo. A Anabela é a coordenadora da BE Carlos Cécio, de Constância. Ela aceitou o convite de vir ler a história " Como se faz cor de Laranja", para os meninos das turmas A ( 4º ano), D ( 3º e 4º anos) e E ( 3º ano).
Começou por vender "um bilhete" de entrada que consistiu na troca de um " sorriso" ou " um bom-dia".


Antes de iniciar a leitura da história deliciou as crianças com com sua mala de sonhos e fantasias.





























De seguida leu para os meninos a história " Como se faz cor de laranja".































Por fim e num clima de grande satisfação todos disseram e mimaram uma lengalenga " Os nafagafinhos".















As crianças adoraram esta actividade. Parabéns Anabela!

Os nossos pequenos pintores

Projecto " BRINCANDO COM AS CORES"


Presentemente andamos a desenvolver um projecto em que envolvemos vários parceiros da comunidade escolar.

Este projecto é composto por quatro fases. Na primeira fase foi apresentado aos alunos de todas as turmas, o livro, " Como se faz cor de laranja", de António Torrado.


A história foi apresentada aos alunos das turmas B (1º ano) e C ( 2º ano) pelo Artur Marques, animador sócio - cultural da Biblioteca Municipal António Botto.
Os alunos gostaram da apresentação e compreenderam a história.
Obrigado, Artur!

Chegaram os marcadores do Canadá

Bibliomarcadores

Durante uma semana e meia estiveram expostos os marcadores que recebemos da Bairdomore School, uma escola canadiana com quem fizemos intercâmbio de marcadores.
Estávamos ansiosos que chegassem, achámos esta experiência muito interessante.

Estes marcadores retratam um pouco a cultura dos habitantes da cidade de Winnipeg.





Actividade dia de Reis

Olá, cá estamos de novo!

Iniciámos o segundo período com a leitura de uma pequena história relacionada com o Dia de Reis, a história chama-se " O cestinho de romãs" e foi retirada do livro " O livro de Natal" de Maria Alberta Menéres".


Falámos ainda, sobre algumas tradições e lendas relacionadas com esta festa: lenda do bolo rei, tradição de comer romãs no Dia de Reis e outras...
Como a história falava de um lindo guardanapo de papel, nós também fizemos muitos e todos originais.

Os meninos dos Jardim de Infância modelaram lindas cestinhas com romãs.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Concurso Concelhio de Leitura - 1.ª fase

Realizou-se, no dia 10 de Fevereiro, a 1.ª fase do Concurso Concelhio de Leitura, "Abrantes a Ler", destinada a seleccionar um aluno por cada escalão (A- 1.º e 2.º anos; B - 3.º e 4.º anos) .

As provas incidiam sobre as obras:

Escalão A

Escalão B

Alunos do escalão B a realizar a prova.

Foram vencedores os alunos:

Escalão A - Guilherme Machado

Escalão B - Nuno Pedro

Parabéns!

Estes alunos irão representar a escola na semi-final deste concurso, no dia 3 de Março, na escola-sede do agrupamento.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Viva o Carnaval!

Um lindo bando de borboletas invadiu a nossa biblioteca! São os meninos dos Jardins de Infância de Carvalhal e de Fontes que nos vieram visitar. Assistiram ao filme "A festa super-tonta" e, depois, fizeram chapéus de Carnaval muito coloridos.

No fim, houve serpentinas e balões para celebrar a festa que se aproxima: o Carnaval.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Bibliomarcadores


Dando continuidade ao projecto Bibliomarcadores, resultante do intercâmbio do nosso Agrupamento e a Bairdmore School, de Winnipeg no Canadá, estiveram expostos na nossa escola os marcadores feitos pelos nossos colegas.














Gostámos imenso desta iniciativa e achámos os marcadores muito giros.

domingo, 17 de janeiro de 2010

O Cestinho de Romãs

A nossa primeira actividade do segundo período foi a apresentação de uma pequena história relacionada com a festa do Dia de Reis, " O cestinho de romãs", que faz parte do Livro de Natal, de Maria Alberta Menéres, 1999.
Trata-se de uma pequena história repleta de afectos, em que o sentimento de amor, solideriedade e verdadeiro conceito de família estão bem presentes.



De seguida os alunos fizeram lindos guardanapos de papel, com papel de seda branco com a técnica do recorte, utilizada por Hans Christian Andersen.

Ficaram lindos os nossos guardanapos e quase todos diferentes.

Os alunos gostaram desta actividade e alguns até pediram para fazerem mais do que um trabalho.

Os alunos do Jardim de Infância fizeram romãs e cestinhos em terra cota e divertiram-se a modelar.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Já chegaram!

No âmbito da celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa escola fez uma troca de marcadores de livros com a Bairdmore School, em Winnipeg, Canadá - projecto Bibliomarcadores (Bookmark project).

Hoje, os nossos alunos receberam os marcadores vindos do Canadá.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O cestinho de romãs



No Dia de Reis, a história escolhida foi "O cestinho de romãs". Trata-se de uma história tradicional adaptada por Maria Alberta Menéres e publicada em "O livro de Natal".

À semelhança da avó Adelina, cada aluno recortou um guardanapo de papel branco. Ficaram lindos! Digam lá se não parecem mesmo rendas?

Turma B (3.º e 4.º anos)

Turma A (1.º e 2.º anos)


Os meninos do jardim de infância ainda tiveram tempo para colocar romãs vermelhinhas em cima dos seus guardanapos.