quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feira do livro

Nos dias 2 e 3 de Dezembro, realizou-se na Escola EB1 nº2 de Pego, uma feira do livro. A feira foi organizada pela equipa da Biblioteca Escolar com o apoio das professoras titulares de turma e assistentes operacionais.



Graças ao empenho, dedicação e entusiasmo das colegas aposentadas e residentes no Pego (Dulce Margalho, Fátima Chambel, Fátima Heitor e Fernanda Poupino) foi possível dinamizar esta feira, através do conto de histórias, com vista à promoção da leitura.



Assim, no dia 2 de Dezembro, a professora Dulce Margalho esteve na sala do primeiro ano a ler uma história de Natal, intitulada " Desejo de Natal, de Laurence Pouvard.

No final distribuiu um desenho relacionado com a história, para os alunos pintarem.



No dia 3 de Dezembro, a professsora Fátima Heitor, leu para os alunos do 4º ano a história " A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas" de Luísa Ducla Soares. Uma história em poesia que fala de um rei que com a sua fortuna mandou construir uma grande biblioteca e encheu-a de estantes e livros e... Já agora se gostarem de saber o que aconteceu a seguir, convido-vos a lerem esta interessante história, que nos sensibiliza para a importância da leitura.







A professora Fátima alertou os alunos para a importância da leitura e por fim deu a cada um, um marcador de livros com uma mensagem escrita em que reforça esse valor.














A turma do 2º ano recebeu a professora Fátima Chambel que lhes veio contar a história do "Tourinho Azul". As crianças adoraram esta história, que desconheciam e que as conduziu ao mundo dos sonhos e da fantasia. Esta história também contribuiu para desenvolver nas crianças o sentido de justiça e o espírito crítico.








A professora Fernanda Poupino apresentou aos alunos do 3º ano a história o " Abecedário Maluco " de Luísa Ducla Soares uma história divertida, em verso, que brinca com o nome das crianças e desenvolve o gosto pela poesia.

De seguida os alunos fizeram versos com os seus nomes.






No final houve uma surpresa, todos os meninos receberam um Toblerone " Bem, Bom"









Os meninos do Jardim de Infância também vieram visitar a feira do livro.

Para eles também houve uma surpresa!


Dramatizámos para eles a história do Capuchinho Vermelho, ora vejam!






A todos os que contribuiram para a realização desta feira do livro o nosso obrigado!

Feira do Livro

Nos dias 7/8/9/10 e 11 de Dezembro decorreu na Biblioteca Escolar da EB1 nº5 uma feira do livro.






Houve uma boa participação por parte de toda a comunidade escolar. As crianças mostraram grande interesse pelos livros e visitaram a feira com bastante regularidade.


Para além da venda de livros decorreram ainda algumas actividades que só se puderam concretizar graças à boa vontade de algumas professoras aposentadas, da Srª Drª Isilda Jana, ex- vereadora da Cultura, e da tuna da UTIA.


Nesta feira, tivemos a visita das crianças das escolas EB1 nº4 de Abrantes, EB1 nº6 e EB1 de Arreciadas.


A professora Fátima Chambel veio contar uma história já muito antiga mas, muito bonita que todas as crianças adoraram " O Tourinho Azul".


Esta história cheia de encanto surpreendeu e motivou as nossas crianças que se mantiveram atentas até ao final.


O nosso muito obrigado à professora Fátima Chambel!





Tivemos o prazer de ter na nossa feira do livro a Drª Aida Baptista, uma escritora que já escreveu e editou três livros. Neste momento encontra-se a leccionar, na UTIA, a disciplina de escrita criativa.


Sensibilizou as nossas crianças para a importância da leitura e da escrita e salientou a importância das palavras.


Mostrou as suas obras, como surgiram e contou ainda uma história de Natal verdadeira, vivida por uma sua amiga, na Finlândia.


Adorámos a sua presença, o nosso muito obrigado!












A Drª Isilda Jana surpreendeu as nossas crianças com três histórias do seu livro " Histórias à Lareira". A magia das suas histórias e a forma como as contou mantiveram as crianças curiosas.

Como uma das histórias era sobre bruxas, seguiu-se uma actividade de expressão plástica que consistiu na realização de uma vassoura mágica. Cada criança levou a sua vassourinha para casa.


As crianças viram ainda uma candeia de azeite, objecto que desconheciam.








O grupo de teatro Palha de Abrantes presenteou as crianças da EB1 nº5 de Abrantes, com a peça de teatro " Eu, tu, ele, nós, vós e eles". Uma peça de teatro divertida que apela à integração social, partilha e solidariedade. Esta peça de teatro está muito direccionada para a época festiva que estamos a viver " O Natal".


A peça foi ensaiada e encenada pelo nosso amigo Artur Marques e pela Drª Helena Bandos que se mostraram receptivos ao nosso pedido.


Os artistas são alunos da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu e estão de parabéns pela sua representação.


Todos gostámos muito, obrigado!


No dia 11 de Dezembro recebemos os alunos das escolas EB1 nº6 de Abrantes e EB1 de Arreciadas.


Para além da visita à feira do livro estas crianças puderam ainda ouvir ler a história de Natal "Uns óculos para o Pai Natal" que foi apresentada pela professora Fernanda Nascimento que se vestiu de Pai Natal e até deu chupa-chupas aos meninos.


Estes meninos e os da EB1 nº5 de Abrantes tiveram ainda possibilidade de verem e ouvirem a Tuna da UTIA, que os animaram com algumas canções que fazem parte da música popular portuguesa.





Para as crianças do Jardim de Infância do Rossio ao Sul do Tejo foi dramatizada a história "Capuchinho Vermelho". A peça foi apresentada por um grupo de professores e uma educadora de infância. As crianças divertiram-se muito e houve até quem dissesse que queria mais.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Boas Festas!

Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

Bom Ano Novo!


São os votos da equipa da BE para todos os alunos, professores, assistentes operacionais e seus familiares.

domingo, 29 de novembro de 2009

A prenda de Natal de Henrique Semprespera


É véspera de Natal e o Pai Natal regressa a casa depois de ter distribuído todos os presentes. Quando se deita, descobre horrorizado que ainda há uma prenda por entregar, é a prenda de Henrique Semprespera, um menino pobre que aguarda ansiosamente pela única prenda que recebe no ano inteiro: a prenda do Pai Natal. As renas dormem e uma delas não se sente muito bem. Como irá o Pai Natal entregar este presente?

Cada aluno decorou a sua meia de Natal. As meias foram penduradas na Biblioteca. Será que o Pai Natal vai passar por aqui?

Um bocadinho de Inverno

É quase Inverno, e está a chegar a altura do sono anual do Ouriço, é tempo de hibernar. O Ouriço pede ao seu amigo Coelho que lhe guarde um bocadinho de Inverno, para quando acordar saber como é. Mas o Coelho é muito distraído e esquecido. Será que se vai lembrar da promessa?

Os meninos e meninas do Jardim de Infância de Carvalhal muito atentos à história.

Todos a ajudarem os animais a encontrar as suas casas.

Falta um bocadinho de cor nestes desenhos, toca a pintar!




Adivinha quanto gosto de ti


Eu gostei muito deste livro.

Inês, turma B

Os nove mandriões


A história "Os nove mandriões", escrita por Luísa Ducla Soares, faz parte do livro "O meio galo".

Começa quando um varredor de ruas, cansado de limpar o lixo que os outros fazem, resolve abandonar a vassoura e entrar de férias. De seguida, convence o padeiro, o sapateiro, a costureira, o pastor, o aguadeiro, a lavadeira, o pescador e o bombeiro a fazerem o mesmo. E vão todos passear. Tudo parece correr bem para os nove mandriões até que...

Após a animação da leitura, os alunos reflectiram sobre a importância das diferentes profissões para o bem de todos e o valor do trabalho. Os alunos do 3.º e 4.º ano fizeram um jogo em que mimaram algumas profissões e os alunos do 1.º e 2.º anos dramatizaram o início da história.


domingo, 15 de novembro de 2009

A menina e o gato

Li com muita atenção as composições escritas pelos alunos do 3.º e 4.º anos, turma B. Estavam todas bastante fiéis à história contada na sessão do dia 28 de Outubro. Parabéns pela vossa excelente memória!

Confesso que tive alguma dificuldade na selecção da composição vencedora pois umas relatavam melhor o início, outras o final da história. Depois de muito reflectir, acabei por me decidir pelo trabalho do Nuno Pedro.

Era uma vez uma menina que tinha dezoito anos e estava muito triste porque tinha perdido o seu gato.

No dia de Natal, encontrou uma bruxa que vivia numa casa muito abandonada e sem luz. A bruxa deu-lhe uma maçã envenenada e a menina desmaiou. A maçã era tão poderosa que a menina foi ficando cada vez mais pequena, até que ficou com quatro anos.

A bruxa voou na sua vassoura.

A menina sonhou com o seu casamento, a boda, o bolo de noiva,... De repente, no seu sonho aparece um peixe maravilhoso que lhe conta uma história de amor. Quando a menina acorda, estava mesmo um peixe ao seu lado e a ela pediu-lhe um desejo:

- Quero crescer!

O peixe concedeu-lhe o desejo.

A menina andou, andou, andou, andou, andou tanto que foi parar ao porto e apanhou um barco. Foi até uma ilha deserta onde encontrou o seu gato. Ele contou-lhe a sua história e regressaram os dois de barco. Encontraram a família da menina e ficaram felizes para sempre.

Parabéns, Nuno!

Gostei muito dos desenhos que fizeram para ilustrar a história. Quero destacar os seguintes:


Carolina Pedro

Pedro Morgado


quinta-feira, 5 de novembro de 2009