domingo, 29 de novembro de 2009

A prenda de Natal de Henrique Semprespera


É véspera de Natal e o Pai Natal regressa a casa depois de ter distribuído todos os presentes. Quando se deita, descobre horrorizado que ainda há uma prenda por entregar, é a prenda de Henrique Semprespera, um menino pobre que aguarda ansiosamente pela única prenda que recebe no ano inteiro: a prenda do Pai Natal. As renas dormem e uma delas não se sente muito bem. Como irá o Pai Natal entregar este presente?

Cada aluno decorou a sua meia de Natal. As meias foram penduradas na Biblioteca. Será que o Pai Natal vai passar por aqui?

Um bocadinho de Inverno

É quase Inverno, e está a chegar a altura do sono anual do Ouriço, é tempo de hibernar. O Ouriço pede ao seu amigo Coelho que lhe guarde um bocadinho de Inverno, para quando acordar saber como é. Mas o Coelho é muito distraído e esquecido. Será que se vai lembrar da promessa?

Os meninos e meninas do Jardim de Infância de Carvalhal muito atentos à história.

Todos a ajudarem os animais a encontrar as suas casas.

Falta um bocadinho de cor nestes desenhos, toca a pintar!




Adivinha quanto gosto de ti


Eu gostei muito deste livro.

Inês, turma B

Os nove mandriões


A história "Os nove mandriões", escrita por Luísa Ducla Soares, faz parte do livro "O meio galo".

Começa quando um varredor de ruas, cansado de limpar o lixo que os outros fazem, resolve abandonar a vassoura e entrar de férias. De seguida, convence o padeiro, o sapateiro, a costureira, o pastor, o aguadeiro, a lavadeira, o pescador e o bombeiro a fazerem o mesmo. E vão todos passear. Tudo parece correr bem para os nove mandriões até que...

Após a animação da leitura, os alunos reflectiram sobre a importância das diferentes profissões para o bem de todos e o valor do trabalho. Os alunos do 3.º e 4.º ano fizeram um jogo em que mimaram algumas profissões e os alunos do 1.º e 2.º anos dramatizaram o início da história.


domingo, 15 de novembro de 2009

A menina e o gato

Li com muita atenção as composições escritas pelos alunos do 3.º e 4.º anos, turma B. Estavam todas bastante fiéis à história contada na sessão do dia 28 de Outubro. Parabéns pela vossa excelente memória!

Confesso que tive alguma dificuldade na selecção da composição vencedora pois umas relatavam melhor o início, outras o final da história. Depois de muito reflectir, acabei por me decidir pelo trabalho do Nuno Pedro.

Era uma vez uma menina que tinha dezoito anos e estava muito triste porque tinha perdido o seu gato.

No dia de Natal, encontrou uma bruxa que vivia numa casa muito abandonada e sem luz. A bruxa deu-lhe uma maçã envenenada e a menina desmaiou. A maçã era tão poderosa que a menina foi ficando cada vez mais pequena, até que ficou com quatro anos.

A bruxa voou na sua vassoura.

A menina sonhou com o seu casamento, a boda, o bolo de noiva,... De repente, no seu sonho aparece um peixe maravilhoso que lhe conta uma história de amor. Quando a menina acorda, estava mesmo um peixe ao seu lado e a ela pediu-lhe um desejo:

- Quero crescer!

O peixe concedeu-lhe o desejo.

A menina andou, andou, andou, andou, andou tanto que foi parar ao porto e apanhou um barco. Foi até uma ilha deserta onde encontrou o seu gato. Ele contou-lhe a sua história e regressaram os dois de barco. Encontraram a família da menina e ficaram felizes para sempre.

Parabéns, Nuno!

Gostei muito dos desenhos que fizeram para ilustrar a história. Quero destacar os seguintes:


Carolina Pedro

Pedro Morgado


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O nabo gigante

Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, trabalhámos a história " O Nabo Gigante", de António Mota.
Trabalhos feitos pelos alunos:

O refeitório ficou assim:

domingo, 1 de novembro de 2009

Biblio marcadores

O Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida, através da BE, aderiu ao projecto internacional "BooKmark Project", que consiste na troca de marcadores de livros entre alunos de diferentes países para assinalar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

O nosso Agrupamento irá trocar marcadores com a escola Bairdmore, situada em Winnipeg, no Canadá.

Os alunos e professores da nossa escola mostraram-se receptivos a esta ideia. A actividade foi realizada na Biblioteca Escolar.

Contribuiram para o desenvolvimento deste projecto os alunos, os professores titulares de turma, as educadoras de infância, as assistentes operacionais e a equipa da Biblioteca Escolar.

As nossas crianças fizeram trabalhos originais e criativos. Utilizaram diferentes técnicas e materiais muito diversificados.

Antes de partirem para o Canadá, os nossos marcadores foram expostos na Biblioteca Escolar onde puderam ser apreciados por todas as turmas, professores e respectivos encarregados de educação, assim como todas as pessoas que manifestaram interesse em vê-los.



Os visitantes elogiaram os trabalhos realizados por estes pequenos artistas.

Este mês, os nossos marcadores seguirão viagem até ao Canadá e nós cá ficaremos à espera que os meninos do Canadá nos enviem os deles.

Mais tarde daremos notícias!

"É bom ter amigos e ser amigo"

As crianças do Jardim de Infância de Rossio vieram à biblioteca Escolar para ouvirem e verem a história "O Feitiço da Birra", de Laura Ferreira Rodrigues.

Esta história foca a socialização e integração no Jardim de Infância. Pretendeu-se com a sua apresentação incutir nas crianças os valores da amizade e da partilha, bem como, a tolerância, aceitação e respeito pelo próximo.


Fez-se uma apresentação multimédia da história.


As personagens desta história são princípes, princesas e fadas que fazem parte do mundo imaginário da criança.
Por isso, foi distribuída a cada criança uma coroa para que a enfeitasse com pequenos pedaços de papel rasgados ou cortados.
As crianças mostraram-se motivadas, gostaram da história e da forma como foi apresentada.