sábado, 31 de outubro de 2009

Projecto "Prevenir para Escapar"

Este projecto foi desenvolvido com os alunos de todas as turmas da EB1 nº5 de Abrantes e teve como objectivo principal sensibilizar as crianças para a prevenção da gripe A, de modo a protegerem-se a si próprios e às pessoas que as rodeiam. O projecto foi composto por várias actividades.

A primeira actividade constou da apresentação multimédia do livro digital "O Nuno escapa à gripe A", retirado do sítio Biblioteca de Livros Digitais.
Livro Digital _ Biblioteca de Livros Digitais

De seguida as crianças ouviram e entoaram a canção " Lavo as minhas Mãos" retirada do mesmo sítio.

A actividade continuou com a entrega de uma fotocópia do panfleto enviado às escolas pela DGS cujo título é "Como Lavar as Mãos?".
Como Lavar as Mãos?


Posteriormente as crianças fizeram uma simulação da lavagem correcta das mãos através de mímica.


No final da actividade numa atitude simbólica foi entregue um lenço de papel a cada criança.


O professor Américo elaborou a letra de uma canção intitulada "H1N1" que os seus alunos cantaram muito bem a três vozes.
Parabéns ao professor Américo e aos seus alunos e já agora aqui fica a letra da canção.

H1 N1, gripe A

Se é vírus é malandro
Logo ataca sem comando

A criança descuidada
Facilmente é atacada

Leva horas talvez dias
Até ser contaminada

Andam vírus ao despique
Mergulhando mesmo a pique
Mergulhando mesmo a pique


Batoteiros e matreiros
Mas nós somos escudeiros
Mas nós somos escudeiros


Cuidado, importa lembrar:
Este vírus é matreiro,
Não te deixes enganar!

Esta canção foi entoada pelo grupo na Feira de Doçaria de Abrantes.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O lobo com bom coração


Eu gostei deste livro porque os lbos são maus mas esta história fala de um lobo com bom coração que tinha pena de comer os outros animais.

Cristiana, turma B

As ideias da Bia


Eu gostei muito deste livro porque a Bia ensina-nos que, quando temos tralha velha, ainda podemos fazer muitas coisas, tal como ela que fez um navio e um carro.

O livro também nos ensina a nunca julgar os outros sem os conhecermos.


Tatiana Pedro, turma B

João Mandrião


Este livro é muito engraçado! O João primeiro era pobre, depois pediu um desejo a um peixe e ficou rico.

Carolina, turma B


Ler+ Para Vencer 2009/2010

Olá!

Como é bom ter um espaço tão agradável para podermos ler, jogar, ouvir música e desenvolver actividades com os nossos professores e equipa da Biblioteca.


A primeira actividade realizada na Biblioteca foi a entrega de livros oferecidos aos alunos do primeiro ano de escolaridade, pelo Ministério da Educação, através do PNL.

Os livros eram muito giros e a professora Fernanda leu para os seus novos alunos uma das histórias chamada "Os Ovos Misteriosos". Uma história revestida de imensa ternura e humor, mas que, ao mesmo tempo, remete as crianças para as questões da solidariedade e multiculturalidade.


A Biblioteca Escolar foi também apresentada aos alunos das outras turmas e como forma de motivação para a leitura foi entregue a cada criança um marcador de livros.

Marcadores de Livros

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Nino, Nina e Guau


A Tatiana Jesus (turma A) leu um livro da colecção Nino, Nina e Guau, de Paco Capdeuila e desenhou a família deles. E que grande família!


Só um golinho, rã!


O Bernardo (turma A) leu "Só um Golinho, Rã" de Piet Grobler e desenhou a rã num momento em que ela estava sozinha.



Todos no Sofá

A Carolina (turma A) leu "Todos no Sofá", de Luísa Ducla Soares e desenhou o porco, o coelho, o pato, o elefante, o rato, a girafa, a vaca, o cavalo, o gato e o João preguiçoso.





Mural de histórias II

A história criada pela turma B está a ser redigida pelos alunos. Em breve, publicaremos aqui a melhor redacção.

Mural de histórias I

Com imagens recortadas de revistas e muita imaginação a turma A criou a história que se segue.

Era uma vez um cão chamado Bobi. O Bobi vivia numa casa muito confortável, tinha um sofá, uma almofada e um candeeiro. Mas o Bobi tinha um problema: não tinha nada para comer.
Um dia, vai no seu carro até à praia procurar comida. Lá encontra um gato. Ficam amigos e vão os dois procurar alguma coisa para comer.

O Bobi e o gato encontram uma bruxa com um papagaio que lhes lança um feitiço. O gato e o cão ficam a rodopiar à volta da Terra. Numa das voltas, encontram quatro presentes.


Abrem as caixas e lá dentro estava um relógio, um bolo, um biscoito de gengibre e um avião. Eles comem o bolo e o biscoito, vêem as horas no relógio e apanham boleia no avião até casa onde ficam todos contentes.

Vitória, vitória, acabou-se a história!