quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ler+ Para Vencer 2009/2010

Olá!

Como é bom ter um espaço tão agradável para podermos ler, jogar, ouvir música e desenvolver actividades com os nossos professores e equipa da Biblioteca.


A primeira actividade realizada na Biblioteca foi a entrega de livros oferecidos aos alunos do primeiro ano de escolaridade, pelo Ministério da Educação, através do PNL.

Os livros eram muito giros e a professora Fernanda leu para os seus novos alunos uma das histórias chamada "Os Ovos Misteriosos". Uma história revestida de imensa ternura e humor, mas que, ao mesmo tempo, remete as crianças para as questões da solidariedade e multiculturalidade.


A Biblioteca Escolar foi também apresentada aos alunos das outras turmas e como forma de motivação para a leitura foi entregue a cada criança um marcador de livros.

Marcadores de Livros

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Nino, Nina e Guau


A Tatiana Jesus (turma A) leu um livro da colecção Nino, Nina e Guau, de Paco Capdeuila e desenhou a família deles. E que grande família!


Só um golinho, rã!


O Bernardo (turma A) leu "Só um Golinho, Rã" de Piet Grobler e desenhou a rã num momento em que ela estava sozinha.



Todos no Sofá

A Carolina (turma A) leu "Todos no Sofá", de Luísa Ducla Soares e desenhou o porco, o coelho, o pato, o elefante, o rato, a girafa, a vaca, o cavalo, o gato e o João preguiçoso.





Mural de histórias II

A história criada pela turma B está a ser redigida pelos alunos. Em breve, publicaremos aqui a melhor redacção.

Mural de histórias I

Com imagens recortadas de revistas e muita imaginação a turma A criou a história que se segue.

Era uma vez um cão chamado Bobi. O Bobi vivia numa casa muito confortável, tinha um sofá, uma almofada e um candeeiro. Mas o Bobi tinha um problema: não tinha nada para comer.
Um dia, vai no seu carro até à praia procurar comida. Lá encontra um gato. Ficam amigos e vão os dois procurar alguma coisa para comer.

O Bobi e o gato encontram uma bruxa com um papagaio que lhes lança um feitiço. O gato e o cão ficam a rodopiar à volta da Terra. Numa das voltas, encontram quatro presentes.


Abrem as caixas e lá dentro estava um relógio, um bolo, um biscoito de gengibre e um avião. Eles comem o bolo e o biscoito, vêem as horas no relógio e apanham boleia no avião até casa onde ficam todos contentes.

Vitória, vitória, acabou-se a história!


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Folhinha e o Pirilampo



A história desta semana foi "A Folhinha e o Pirilampo", do livro "Histórias de Tempo Vai Tempo Vem", de Maria Alberta Menéres.

As turmas A e B fizeram bonitos recortes em cartolina de ouriços, frutos e folhas de Outono.

Terminada a actividade, houve ainda tempo para requisitar um livro para leitura domiciliária. Desta vez, a professora bibliotecária desafiou os alunos dos 1.º e 2.º a fazer um desenho e os dos 3.º e 4.º anos a escrever uma frase sobre o livro escolhido.

Os trabalhos serão publicados neste blogue. Ficamos, pois, a aguardar as sugestões dos nossos pequenos leitores.

De onde vem o pão? II

Os meninos do Jardim de Infância de Fontes visitaram a nossa biblioteca. Tal como os meninos do Jardim de Infância do Carvalhal, vieram descobrir como se faz o pão.


Viram e tocaram na espiga de milho, no grão de milho e na farinha do mesmo cereal.

Amassaram o pão e tenderam-no em bolinhas.


E no fim, provaram pão de milho e pão de trigo.

Espero que tenham gostado da visita. Até à próxima!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Viva o Outono!


A história de hoje, "Viva o Outono!", foi escrita por Carlos Pinhão e ilustrada por Crisóstomo Alberto. É uma das quatro histórias do livro "Histórias e Canções em Quatro Estações Outono". Trata-se de um áudio-conto onde participam, entres outros, Rui de Carvalho (narração) e José Cid (canções).

Depois de ouvirem a história e entoarem as canções, cada turma, construiu a sua árvore de Outono. Os alunos do 3.º e 4.º anos (turma B) escreveram bonitas frases alusivas à quadra.




Os alunos de 1.º e 2.º anos (turma A) usaram as mãos e tinta para decorar a árvore com as cores do Outono.



As duas bonitas árvores estão expostas na Biblioteca.

De onde vem o pão?

Os meninas e meninos do Jardim de Infância de Carvalhal visitaram, hoje, pela primeira vez a nossa biblioteca.

Assistiram ao filme "De onde vem o pão" e depois meteram a mão na massa, que é como quem diz, aprenderam a fazer pão.


Juntaram diferentes farinhas: de trigo, de milho e de centeio, com água, sal, fermento e um fiozinho de azeite.


Amassaram muito bem o pão e formaram bolinhas de massa.


Sentiram como é leve a massa levedada.


Já só falta deixar a massa descansar e meter o pão no forno.

No fim, provaram pão de milho e de trigo!