quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Folhinha e o Pirilampo



A história desta semana foi "A Folhinha e o Pirilampo", do livro "Histórias de Tempo Vai Tempo Vem", de Maria Alberta Menéres.

As turmas A e B fizeram bonitos recortes em cartolina de ouriços, frutos e folhas de Outono.

Terminada a actividade, houve ainda tempo para requisitar um livro para leitura domiciliária. Desta vez, a professora bibliotecária desafiou os alunos dos 1.º e 2.º a fazer um desenho e os dos 3.º e 4.º anos a escrever uma frase sobre o livro escolhido.

Os trabalhos serão publicados neste blogue. Ficamos, pois, a aguardar as sugestões dos nossos pequenos leitores.

De onde vem o pão? II

Os meninos do Jardim de Infância de Fontes visitaram a nossa biblioteca. Tal como os meninos do Jardim de Infância do Carvalhal, vieram descobrir como se faz o pão.


Viram e tocaram na espiga de milho, no grão de milho e na farinha do mesmo cereal.

Amassaram o pão e tenderam-no em bolinhas.


E no fim, provaram pão de milho e pão de trigo.

Espero que tenham gostado da visita. Até à próxima!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Viva o Outono!


A história de hoje, "Viva o Outono!", foi escrita por Carlos Pinhão e ilustrada por Crisóstomo Alberto. É uma das quatro histórias do livro "Histórias e Canções em Quatro Estações Outono". Trata-se de um áudio-conto onde participam, entres outros, Rui de Carvalho (narração) e José Cid (canções).

Depois de ouvirem a história e entoarem as canções, cada turma, construiu a sua árvore de Outono. Os alunos do 3.º e 4.º anos (turma B) escreveram bonitas frases alusivas à quadra.




Os alunos de 1.º e 2.º anos (turma A) usaram as mãos e tinta para decorar a árvore com as cores do Outono.



As duas bonitas árvores estão expostas na Biblioteca.

De onde vem o pão?

Os meninas e meninos do Jardim de Infância de Carvalhal visitaram, hoje, pela primeira vez a nossa biblioteca.

Assistiram ao filme "De onde vem o pão" e depois meteram a mão na massa, que é como quem diz, aprenderam a fazer pão.


Juntaram diferentes farinhas: de trigo, de milho e de centeio, com água, sal, fermento e um fiozinho de azeite.


Amassaram muito bem o pão e formaram bolinhas de massa.


Sentiram como é leve a massa levedada.


Já só falta deixar a massa descansar e meter o pão no forno.

No fim, provaram pão de milho e de trigo!


Exposição "Bibliomarcadores"


De Carvalhal, Portugal,


a Winnippeg, Canadá,

pelo ar,

ou pelo mar,


os Bibliomarcadores estão prontos para a viagem!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bibliomarcadores

O Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida, através da BE (Biblioteca Escolar) aderiu ao projecto internacional "Bookmark Project", que consiste na troca de marcadores de livros entre alunos de escolas de diferentes países para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.


O nosso agrupamento irá trocar marcadores com a Bairdmore School, situada em Winnipeg, no Canadá.

Antes de serem enviados para o Canadá, os marcadores serão expostos na biblioteca e, em Novembro, os marcadores recebidos serão igualmente expostos e depois distribuídos pelos alunos que participaram no projecto.

Estes são os marcadores elaborados pelas duas turmas da EB1 de Carvalhal no decorrer dum atelier organizado na BE.



Turma A- 1.º e 2.º anos


Turma B - 3.º e 4.º anos


quarta-feira, 30 de setembro de 2009

"A Feiticeira do Parque"



Hoje houve animação na biblioteca e a responsável foi a história "A Feiticeira do Parque", de Marlène Jobert, da editora Desabrochar.



Depois de ouvirem atentamente a narração, os alunos construíram uma joaninha que, no topo dos lápis, os acompanhou no regresso à sala.

Até quarta!


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ler+ para vencer 2009/2010

O Ministério da Educação, através do PNL (Plano Nacional de Leitura), ofereceu a todos os alunos do 1.º ano um livro como forma de lhes dar as boas-vindas a esta tão importante fase das suas vidas.

A distribuição foi efectuada hoje através da professora bibliotecária que aproveitou a ocasião para se apresentar e saudar os alunos e respectivas professoras desejando a todos um excelente ano lectivo.

Todos os alunos receberam um marcador de livros.